Relatório Final de Global Game Jam 2013

50 jogos desenvolvidos,

250 participantes,

dezenas de videos,

centenas de fotos,

muitas referências de mídia,

a maior sede do Brasil,

a maior sede do mundo, segunda maior sede do mundo.

Essa foi a Global Game Jam de Curitiba em 2013 (http://ggjcwb.com) que aconteceu na PUCPR no último fim de semana de Janeiro de 2013!

Abaixo, um relatório resumido sobre este evento! Antes de qualquer coisa, um agradecimento especial à PUCPR e a todos os apoiadores do evento deste ano. O papel de cada um é melhor explicado na última seção deste relatório.

A Global Game Jam

Em 26, 27 e 28 de Janeiro de 2013 aconteceu a Global Game Jam. Este evento aconteceu em mais de 319 locais ao redor do mundo e 63 países. Envolvendo mais de 10 mil pessoas, a Global Game Jam é um dos maiores eventos mundiais simultâneos. Para mais estatísticas do evento Global, veja mais informações em:

http://globalgamejam.org/news/2013/02/04/global-game-jam-2013-numbers

Durante a jam, artistas, programadores, músicos, designers, estudantes, professores e desenvolvedores de jogos em geral (amadores ou profissionais) reúnem-se em locais ao redor do mundo e formam equipes de desenvolvimento. No fim do evento, após colaborarem durante cerca de 40 horas de trabalho, cada equipe terá construído um jogo diferente a partir de um tema comum a todas. O tema deste ano foi o som da batida do coração. Qualquer tipo de jogo pode ser desenvolvido, principalmente jogos digitais e jogos de tabuleiro.

Este ano o Brasil contou com 23 sedes, espalhadas pelos mais diversos estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande do Sul, Minas, etc. Estima-se uma participação de quase 800 desenvolvedores no Brasil em 2013 que produziram quase 200 jogos.

 

Global Game Jam

Em Curitiba, a sede foi na PUCPR. É a quarta vez que somos sede da ggj. Novamente nossa sede se destacou como uma das maiores sedes do mundo em número de integrantes e a sede que mais produziu jogos entre todas as sedes.

Alguns números interessantes de nossa sede:

  • Projetos de jogo: 55
  • Jogos entregues: 50
  • Participantes presenciais: entre 240 e 250 parcipantes
  • Pré-inscritos no evento: 402
  • Aprovados na pré-inscrição: 350
  • Inscritos no site da ggj: 323
  • Jammers que participaram de dois jogos: 26
  • Jammers que participaram de três jogos: 6
  • Maior número de integrantes de equipe: 12 (Heart Bitz e Tied)
  • Número médio de integrantes: 5
  • Menor número de integrantes: 1
  • Estudantes: ~100
  • Principais cursos com alunos envolvidos: Jogos Digitais, Design Digital, Música, Design Gráfico – PP e PV, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação.

Referências de mídia

Todos os anos o evento atrai a mídia especializada e geral. Agradecemos a todos os veículos que prestigiaram nosso evento, principalmente por transmitirem uma visão positiva e realista da área de desenvolvimento de jogos.

Fotos

As fotos do evento estão disponíveis em:

http://flic.kr/s/aHsjDKx8HF

Também separamos as fotos em alguns outros álbuns:

Abaixo, alguns destaques de nossa jornada.

 Grupo inicial, logo após a apresentação do tema

Diversas da Sexta-feira

 

Café da manhã reforçado no Sábado

 

Visita do Prefeito Gustavo Fruet à jam

Sábado a tarde, fotos diversas

 

3o dia, apresentações e fim da jam

 

 

 

 

Videos

Os videos permitem que se tenha uma visão geral de como foi o evento. Este ano temos mais de 80 videos oficiais:

http://www.youtube.com/playlist?list=PLRE_rk3IOUezYYOQQ1B0ZOsuimPLAK5vj

Também separamos os videos em algumas playlists específicas:

Abaixo, alguns videos selecionados.

Apresentação inicial do Evento


Diário da madrugada – Primeira noite

Café da manhã reforçado

Sábado de madrugada, entrevistas com os desenvolvedores







Cada equipe teve que criar um video de 2 minutos associado a cada jogo, veja abaixo os videos gerados:

Veja também as apresentações dos jogos:

 

Jogos

55 projetos foram criados. Destes, 50 jogos foram entregues e cerca de 40 foram apresentados. Para download de cada jogo, acesse o site da Global Game Jam:

http://globalgamejam.org/sites/2013/pucpr/games

Abaixo, uma cópia do conteúdo do site:

  • non-digital game (board game, card game, physical game, etc.)

  • Windows
  • Microsoft Windows Phone

  • Windows

  • Microsoft Windows Phone

  • Windows

  • Windows

  • Windows
  • Mac OS X+
  • Web browser with special plugins (Unity player, Torque,…)

  • Web standard (Html5, Java, JavaScript, Flash)

  • Windows
  • Web browser with special plugins (Unity player, Torque,…)

  • iPhone
  • iPad

  • Android device

  • Windows
  • Mac OS X+
  • Android device
  • iPhone
  • Web browser with special plugins (Unity player, Torque,…)
  • Linux / Unix

  • Windows
  • Mac OS X+
  • Linux / Unix

  • Windows
  • Mac OS X+

  • Web standard (Html5, Java, JavaScript, Flash)

  • Windows
  • Android device
  • Web standard (Html5, Java, JavaScript, Flash)

  • iPad

  • non-digital game (board game, card game, physical game, etc.)

  • non-digital game (board game, card game, physical game, etc.)

  • iPad

  • Windows
  • Web standard (Html5, Java, JavaScript, Flash)

  • Web browser with special plugins (Unity player, Torque,…)
  • other digital platform

  • Web standard (Html5, Java, JavaScript, Flash)

  • Windows
  • Mac OS X+
  • Web browser with special plugins (Unity player, Torque,…)

  • Windows

  • Windows
  • Mac OS X+
  • Web standard (Html5, Java, JavaScript, Flash)
  • Linux / Unix

  • Web standard (Html5, Java, JavaScript, Flash)

  • Windows
  • Web browser with special plugins (Unity player, Torque,…)

  • Web standard (Html5, Java, JavaScript, Flash)

  • Windows

  • Web standard (Html5, Java, JavaScript, Flash)

  • Windows
  • Mac OS X+

  • Web standard (Html5, Java, JavaScript, Flash)

  • Windows
  • iPhone

  • Windows
  • Mac OS X+
  • Web standard (Html5, Java, JavaScript, Flash)
  • Linux / Unix

  • Web standard (Html5, Java, JavaScript, Flash)

  • Web browser with special plugins (Unity player, Torque,…)

  • Web standard (Html5, Java, JavaScript, Flash)

  • Windows
  • Mac OS X+

  • non-digital game (board game, card game, physical game, etc.)
  • Web standard (Html5, Java, JavaScript, Flash)

  • Windows
  • Mac OS X+
  • Web standard (Html5, Java, JavaScript, Flash)
  • Older Macintosh

  • non-digital game (board game, card game, physical game, etc.)

  • Windows

  • Windows
  • Web standard (Html5, Java, JavaScript, Flash)

  • Windows
  • Android device
  • iPhone
  • iPad
  • Web browser with special plugins (Unity player, Torque,…)

  • Windows

  • Web standard (Html5, Java, JavaScript, Flash)

  • Windows
  • Mac OS X+

  • Web standard (Html5, Java, JavaScript, Flash)

  • non-digital game (board game, card game, physical game, etc.)

  • Windows

  • Windows

  • Windows
  • Mac OS X+

  • Windows

  • Web standard (Html5, Java, JavaScript, Flash)

  • Web standard (Html5, Java, JavaScript, Flash)

 

Agradecimentos e Apoios

Novamente agradecemos a todos que contribuiram para o sucesso do evento. Em primeiro lugar, à PUCPR por ter dado total apoio ao evento pela quarta vez. Além de fornecer toda o espaço físico, estrutura, segurança, assessoria de marketing, imprensa, consideramos que o evento já está arraigado na cultura da Universidade, tendo recebido apoio irrestrito de todos os colaboradores envolvidos. Obrigado em destaque à equipe do relacionamento: Carla Liége, Carolina Benini, Bruno Dalla e Marina Rutz.

Também agradecemos nossos apoiadores externos:

  • Ouro Fino / Insano: pelo fornecimento das águas minerais personalizadas para o evento, que fizeram o maior sucesso entre os participantes e tiveram muita repercussão nas redes sociais. Também agradecemos pelo fornecimento de Insano, que foi um grande combustível aos nossos participantes;
  • Studica: agradecemos à Studica por ter fornecido e sorteado algumas licenças de Unity e treinamentos da Ferramenta, que é uma das principais ferramentas usadas por nossos participantes;
  • Nilko Armários: pela quarta vez a Nilko apoia a Global Game Jam Curitiba, fornecendo armários para que os participantes possam guardar com segurança os seus pertences;
  • Luna Luce Iluminação: a Luna Luce foi responsável pelo empréstimo de filtros de linha e adaptadores aos jammers, facilitando a instalação elétrica dos computadores.

logo_apoio

Nosso parceiro Angra Bistrô, ficou aberto durante grande parte do evento, inclusive no Domingo, sendo uma das únicas cantinas do mundo que atenderam à jam! Obrigado!

angra

Um obrigado muito especial a todos os professores e funcionários que contribuíram para que o evento acontecesse: Prof. Artur Mittelbach (agente de marketing da escola politécnica), Prof. Marcelo Gasparin (professor do TECPUCPR), Prof. Vinícius Godoy (diretor interino do Curso de Jogos Digitais da PUCPR), Prof. Henri Eberspächer (diretor do Curso de Sistemas de Informação), Prof. Emerson Paraiso (professor do Programa de Pós Graduação em Informática), Professora Cristina Verçosa, Prof. Fabio Binder (diretor da pós em jogos) e Prof. Vidal Martins (decano da escola Politécnica) e os funcionárias Márcia de Assis e Fabiana Braguetto.

Por fim, uma reverência especial a  a todos os participantes que foram voluntários durante o evento, participaram ativamente e ajudaram seus colegas. Não tivemos nenhum problema na jam principalmente porque todos contribuiram o tempo todo para o bom andamento do evento.

E agora?

Muitos dos jogos produzidos durante a Global Game Jam podem ser continuados e virar produtos comerciais. Parabéns à equipe do jogo Tied, por exemplo, que foi umas das primeiras equipes no mundo a gerar uma versão de seu jogo para iPad. É interessante citar também o excelente exemplo do jogo Surgeon Simulator 2013, produzido na sede da Bossa Studios em Londres que é o primeiro jogo iniciado na Global Game Jam que recebeu o sinal verde para ser publicado na loja Steam, que é a maior loja de distribuição digital de jogos do mundo.

Não deixe, portanto, seu jogo morrer! Não deixe de terminá-lo! Envie para um concurso, trabalhe mais nele para viabilizá-lo comercialmente ou inscreva em um Festival de Jogos.

Sugerimos fortemente o envio dos jogos, por exemplo, ao Festival de Jogos Independentes do SBGames. É um evento nacional e que, com certeza, precisa de uma quantidade maior de jogos bons e inovadores para iluminar este concurso.

Estamos, porém, em um mundo globalizado. A Global Game Jam é exatamente uma representação disto. Desta forma, também não deixe de enviar seu jogo para outros concursos internacionais.

 

Comments are closed.