Novidades Global Game Jam! 7 meses para a #ggj14!
Faltam 7 meses para a Global Game Jam 2014! O evento já está marcado e será no último fim de semana completo de Janeiro, entre os dias 24 e 26!
As inscrições só serão abertas no segundo semestre, mas já reserve a data em seu calendário.
Após alguns meses de “descanso”, após a nossa Play Party, começamos hoje os preparativos para a nossa sede da GGJ14. Algumas novidades diversas para você esquentar os motores para a jam:
- Participação na GDC;
- Divulgação de outras jams;
- Divulgação de eventos;
- Eventos de divulgação da Global Game Jam.
Encontro dos organizadores de sede de game jam durante a GDC
A GDC (Game Developers Conference) é o maior evento do mundo dedicado à desenvolvedores de jogos. A edição de 2013 aconteceu em março. Pelo segundo ano tivemos encontros destinados à interação entre os organizadores de sede da Global Game Jam. Foi muito bom conhecer e reencontrar os organizadores de outras sedes, para que pudessemos trocar experiências e ajudar na decisão dos rumos do evento como um todo.
Também fizemos uma reunião mais informal na sede da Mixamo, um dos patrocinadores do evento deste ano.
Daqui do Brasil estiveram presentes os organizadores de nossa sede: Bruno Campagnolo de Paula e Artur Mittelbach e o líder da IGDA Rio, Arthur Protásio (Ludo Bardo).
Percebemos claramente durante a GDC o crescimento de importância e respeito em relação a eventos como a Global Game Jam e outras jams. Exemplos práticos que observamos durante a GDC:
- Durante a GDC assitimos a uma interessante palestra sobre a MolyJam, jam inspirada nos tweets de Peter Molydeux, veja o video completo, demonstrando a relevância deste tipo de encontro;
- No tradicional Festival de Jogos Independentes (IGF) da GDC, este ano tivemos dois jogos iniciados durante a Global Game Jam que estavam entre os nominados: Mirror Moon (GGJ 2012 – Gênova), finalista do Nuovo Award e Lovers in a Dangerous Spacetime (GGJ 2012 – Toronto), finalista do prêmio de arte visual;
- Nos últimos dois anos sempre há jogos produzidos durante a jam exibidos no Experimental Gameplay Workshop, evento de fechamento da GDC voltado à exibição de jogos experimentais. No ano passado Mirror Moon e GlichHiker (GGJ11 – Holanda) foram apresentados. Este ano tivemos a apresentação de Mushroom 11 (GGJ12 – NY);
- Em relação a financiamento e publicação de jogos desenvolvidos durante a Global Game Jam, dois destaques que soubemos durante a GDC: o já citado Mushroom 11 está sendo financiado pelo Indie Fund e Surgeon Simulator (GGJ13 – Londres) que foi lançado na loja Steam.
Outro destaque da GDC foi que durante a reunião dos organizadores de sedes tivemos a confirmação de que a sede de Curitiba foi a MAIOR SEDE DO MUNDO em número de jogos e participantes associados a projetos entregues. Esse resultado nos deixa muito felizes, e estimulados a continuar com o trabalho que está sendo realizado desde 2010. Entretanto, mais importante do que a quantidade de jogos é a qualidade destes.
Desta forma, para 2014, tentaremos fazer um trabalho especial relacionado com a continuidade dos jogos e apoio a publicação. Este é um dos primeiros pontos que estamos refletindo em relação ao evento do ano que vem.
Divulgação de outras jams
Embora a Global Game Jam seja só em Janeiro, percebe-se um crescimento da quantidade de jams diferentes durante o ano. Recomendamos fortemente que você crie o hábito de participar destes eventos tanto presenciais quanto não presenciais. Algumas sugestões mais próximas, abaixo. Além das jams citadas abaixo, fique de olho no CompoHub, que é um agregador de eventos relacionados à desenvolvedores de jogos.
Acontecerá na PUC-SP. As inscrições estão abertas até 15/7. É a terceira edição do evento, funciona de maneira similar à GGJ, mas destaca-se por também ter uma exposição associada após o término da jam. A IGDA Curitiba vai tentar organizar uma “caravana” para a edição de 2013.
Jam baseada nos tweets do Peter Molydeux. Embora tenha sedes espalhadas ao redor do mundo também há a possibilidade de trabalhar à distância.
3) Ludum Dare – Agosto em data a determinar
Tradicional evento que já está em sua 26a edição. Esta jam é apenas online e individual, embora permita a participação de grupos de maneira não competitiva.
É muito comum a criação de eventos presenciais para que as pessoas trabalhem em um mesmo ambiente e se estimulem a participar. A IGDA Curitiba está tentando organizar uma sede para a edição de Agosto.
4) Pack of Horrors (26 a 29/julho)
Esta não é uma jam aberta ao público. Mas, com certeza, vai valer a pena acompanhar o trabalho das equipes envolvidas: Miniboss, Catavento, Joymasher, Alpaca, Loud Noises. Todos são grupos indie com bastante experiência em game jams (e com diversos jogos indie publicados) e o modelo adotado pode servir de inspiração para outras equipes fazerem o mesmo: jams (ou eventos) enquanto encontro de amigos focados na criação de jogos durante um fim de semana, sem nenhum tipo de burocracia ou formalidade e com recursos mínimos. Fiquem de olho nesta galera!
Falando em recursos mínimos, um dos participantes desta jam é o Andre Asai, que escreveu um excelente texto sobre considerações para a promoção de eventos para desenvolvedores de jogos sem gastar muito. Ou seja: é simples organizar uma jam / evento, organize também a sua!
Divulgação de Exposições e Eventos
Além de outras jams, alguns participantes tem questionado sobre eventos e exposições para os quais seu jogo pode ser enviado. Uma exposição que será no dia 13 de julho das 8h às 20h será o Game-Off no Campus Ecoville da Universidade Positivo.
Outro evento aberto à participação é o SBGames 2013. Além do aspecto científico do evento, o SBGames também possui uma chamada para exposição de jogos independentes. No ano passado o Festival teve a participação de mais de 100 jogos! Além disso, conseguimos organizar uma exposição com Tablets e computadores para que o público geral do evento (quase 15.000 pessoas) pudesse conhecer a produção independente de 2011 a 2012 (visão geral e informal da mostra do ano passado). Em breve o formulário para submissão dos jogos estará disponível no site do evento. O formulário e regras para submissão dos jogos já está disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2013/festival_sbgames13.pdf
Por fim, um evento muito legal que foi organizado pelo pessoal da IGDA São Paulo foi o Festival Games Brasil, que ocorreu de 16 de maio a 02 de junho no Museu da Imagem e do Som em São Paulo, associado à Virada Cultural. Embora já tenha passado o evento e provavelmente só ocorra no ano que vem novamente, o sucesso desta exposição demonstrou que existe muito espaço e demanda por mostras de jogos. A escolha dos jogos exibidos é feita através de curadoria, recomendamos que entre em contato com a organização do evento em relação a novas seleções.
Palestras e eventos de divulgação da Global Game Jam
Mais voltados ao público em geral que não conhece sobre a Global Game Jam: possíveis participantes e organizadores de sede, nos próximos meses teremos alguns eventos e palestras nos quais será divulgada a Global Game Jam.
Por favor, caso tenha interesse que façamos a divulgação da jam para um grupo, não deixe de entrar em contato! Conforme forem aparecendo eventos e palestras sobre a jam atualizaremos esta seção do post. Agradecemos muito se puder divulgar os videos ou materiais destas palestras ao público possivelmente interessado.
Palestras / eventos fora do Brasil
Ver: http://globalgamejam.org/news/2013/05/07/global-game-jam-talks-workshop-around-world
- 14 May, 2013 Annakaisa Kultmia @ FlashGamm, Moscow, Russia
- 14-17 May, 2013 GGJ Workshop @ Foundations of Digital Games, Crete, Greece
- 17-19 June, 2013 Susan Gold @ Games for Change Festival, New York, NY USA
- 21-27 July, 2013 Foaad Khosmood @ SIGGRAPH, Anaheim, CA, USA
- 26-29 August, 2013 GGJ Workshop @ DiGRA, Atlanta, GA USA
The Revolution in 48 hours – The Global Game Jam – Annakaisa Kultmia – 30/5/2013
A palestra de Annakaisa Kultmia está disponível em:
Palestras / eventos no Brasil
48 horas para criar um jogo?! Utilizando Game Jams para acelerar o processo de desenvolvimento de jogos – Bruno Campagnolo de Paula – Semana UTFPR – 21/6/13
Ministrei uma palestra em 21/6/2013 na Semana Acadêmica de Eletrônica e Informática da UTFPR sobre gamejams, falando, principalmente, da Global Game Jam Curitiba como estudo de caso.
Obrigado à organização do evento pelo convite e ao público pela excelente interação!
Sumário:
- O que são game jams;
- Estudo de caso: a Global Game Jam Curitiba;
- Como participar de um evento, cronograma básico;
- Exemplos de jogos desenvolvidos;
- Vantagens de participar e dicas.
Segue abaixo:
Game Jams como exercício de Game Design – Bruno Campagnolo de Paula – 2/7/2013 – 16h – FAUUSP
Ministrei uma palestra em 2/7/2013 na FAU/USP sobre Game Jams, fazendo o estudo de caso da Global Game Jam Curitiba e comentando sobre ferramentas e boas práticas para quem quer participar de eventos deste tipo.
Obrigado ao Prof. Ricardo Nakamura pelo convite e aos participantes pela atenção e retorno!
Sumário:
Microjam – FAUUSP – 3/7/2013
No dia seguinte, organizamos uma “microjam” para ilustrar de maneira prática os conceitos da palestra do dia anterior.
Esta microjam foi micro mesmo, com duração de 2 horas de trabalho.
O resultado do trabalho dos 21 participantes foi excelente, com 3 jogos de tabuleiro e 3 jogos digitais sendo gerados durante esse período.
Recomendamos fortemente a experimentação de modelos de jam como este, ou de tempo maior, como, por exemplo, a minijam que fizemos durante a Play Party. São muito úteis para se preparar para jams maiores!
Segue abaixo: