Novidades Global Game Jam! 7 meses para a #ggj14!

ggj2014

Faltam 7 meses para a Global Game Jam 2014! O evento já está marcado e será no último fim de semana completo de Janeiro, entre os dias 24 e 26!

As inscrições só serão abertas no segundo semestre, mas já reserve a data em seu calendário.

Após alguns meses de “descanso”, após a nossa Play Party, começamos hoje os preparativos para a nossa sede da GGJ14. Algumas novidades diversas para você esquentar os motores para a jam:

  • Participação na GDC;
  • Divulgação de outras jams;
  • Divulgação de eventos;
  • Eventos de divulgação da Global Game Jam.

Encontro dos organizadores de sede de game jam durante a GDC

A GDC (Game Developers Conference) é o maior evento do mundo dedicado à desenvolvedores de jogos. A edição de 2013 aconteceu em março. Pelo segundo ano tivemos encontros destinados à interação entre os organizadores de sede da Global Game Jam. Foi muito bom conhecer e reencontrar os organizadores de outras sedes, para que pudessemos trocar experiências e ajudar na decisão dos rumos do evento como um todo.

reuniao_organiza1 reuniao_organiza2 reuniao_organiza3

 

Também fizemos uma reunião mais informal na sede da Mixamo, um dos patrocinadores do evento deste ano.

reuniao_organiza_mixamo

Daqui do Brasil estiveram presentes os organizadores de nossa sede: Bruno Campagnolo de Paula e Artur Mittelbach e o líder da IGDA Rio, Arthur Protásio (Ludo Bardo).

Percebemos claramente durante a GDC o crescimento de importância e respeito em relação a eventos como a Global Game Jam e outras jams. Exemplos práticos que observamos durante a GDC:

  • Durante a GDC assitimos a uma interessante palestra sobre a MolyJam, jam inspirada nos tweets de Peter Molydeux, veja o video completo, demonstrando a relevância deste tipo de encontro;
  • No tradicional Festival de Jogos Independentes (IGF) da GDC, este ano tivemos dois jogos iniciados durante a Global Game Jam que estavam entre os nominados: Mirror Moon (GGJ 2012 – Gênova), finalista do Nuovo Award e Lovers in a Dangerous Spacetime (GGJ 2012 – Toronto), finalista do prêmio de arte visual;
  • Nos últimos dois anos sempre há jogos produzidos durante a jam exibidos no Experimental Gameplay Workshop, evento de fechamento da GDC voltado à exibição de jogos experimentais. No ano passado Mirror Moon e GlichHiker (GGJ11 – Holanda) foram apresentados. Este ano tivemos a apresentação de Mushroom 11 (GGJ12 – NY);
  • Em relação a financiamento e publicação de jogos desenvolvidos durante a Global Game Jam, dois destaques que soubemos durante a GDC: o já citado Mushroom 11 está sendo financiado pelo Indie Fund e Surgeon Simulator (GGJ13 – Londres) que foi lançado na loja Steam.

Outro destaque da GDC foi que durante a reunião dos organizadores de sedes tivemos a confirmação de que a sede de Curitiba foi a MAIOR SEDE DO MUNDO em número de jogos e participantes associados a projetos entregues. Esse resultado nos deixa muito felizes, e estimulados a continuar com o trabalho que está sendo realizado desde 2010. Entretanto, mais importante do que a quantidade de jogos é a qualidade destes.

Desta forma, para 2014, tentaremos fazer um trabalho especial relacionado com a continuidade dos jogos e apoio a publicação. Este  é um dos primeiros pontos que estamos refletindo em relação ao evento do ano que vem.

 

Divulgação de outras jams

Embora a Global Game Jam seja só em Janeiro, percebe-se um crescimento da quantidade de jams diferentes durante o ano. Recomendamos fortemente que você crie o hábito de participar destes eventos tanto presenciais quanto não presenciais. Algumas sugestões mais próximas, abaixo. Além das jams citadas abaixo, fique de olho no CompoHub, que é um agregador de eventos relacionados à desenvolvedores de jogos.

1) SPJam (de 30/8 a 1/9):

Acontecerá na PUC-SP. As inscrições estão abertas até 15/7. É a terceira edição do evento, funciona de maneira similar à GGJ, mas destaca-se por também ter uma exposição associada após o término da jam. A IGDA Curitiba vai tentar organizar uma “caravana” para a edição de 2013.

logospjam

2) Molyjam (5 a 7 de julho):

Jam baseada nos tweets do Peter Molydeux. Embora tenha sedes espalhadas ao redor do mundo também há a possibilidade de trabalhar à distância.

molydeux

3) Ludum Dare – Agosto em data a determinar

Tradicional evento que já está em sua 26a edição. Esta jam é apenas online e individual, embora permita a participação de grupos de maneira não competitiva.

É muito comum a criação de eventos presenciais para que as pessoas trabalhem em um mesmo ambiente e se estimulem a participar. A IGDA Curitiba está tentando organizar uma sede para a edição de Agosto.

ludumdare

4) Pack of Horrors (26 a 29/julho)

packofhorrors

Esta não é uma jam aberta ao público. Mas, com certeza, vai valer a pena acompanhar o trabalho das equipes envolvidas: Miniboss, Catavento, Joymasher, Alpaca, Loud Noises. Todos são grupos indie com bastante experiência em game jams (e com diversos jogos indie publicados) e o modelo adotado pode servir de inspiração para outras equipes fazerem o mesmo: jams (ou eventos) enquanto encontro de amigos focados na criação de jogos durante um fim de semana, sem nenhum tipo de burocracia ou formalidade e com recursos mínimos. Fiquem de olho nesta galera!

Falando em recursos mínimos, um dos participantes desta jam é o Andre Asai, que escreveu um excelente texto sobre considerações para a promoção de eventos para desenvolvedores de jogos sem gastar muito. Ou seja: é simples organizar uma jam / evento, organize também a sua!

Divulgação de Exposições e Eventos

Além de outras jams, alguns participantes tem questionado sobre eventos e exposições para os quais seu jogo pode ser enviado. Uma exposição que será no dia 13 de julho das 8h às 20h será o Game-Off no Campus Ecoville da Universidade Positivo.

gameoff

Outro evento aberto à participação é o SBGames 2013. Além do aspecto científico do evento, o SBGames também possui uma chamada para exposição de jogos independentes. No ano passado o Festival teve a participação de mais de 100 jogos! Além disso, conseguimos organizar uma exposição com Tablets e computadores para que o público geral do evento (quase 15.000 pessoas) pudesse conhecer a produção independente de 2011 a 2012 (visão geral e informal da mostra do ano passado). Em breve o formulário para submissão dos jogos estará disponível no site do evento. O formulário e regras para  submissão dos jogos já está disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2013/festival_sbgames13.pdf

sbgames2013

Por fim, um evento muito legal que foi organizado pelo pessoal da IGDA São Paulo foi o Festival Games Brasil, que ocorreu de 16 de maio a 02 de junho no Museu da Imagem e do Som em São Paulo, associado à Virada Cultural. Embora já tenha passado o evento e provavelmente só ocorra no ano que vem novamente, o sucesso desta exposição demonstrou que existe muito espaço e demanda por mostras de jogos. A escolha dos jogos exibidos é feita através de curadoria, recomendamos que entre em contato com a organização do evento em relação a novas seleções.

festival_jogos_brasil

Palestras e eventos de divulgação da Global Game Jam

Mais voltados ao público em geral que não conhece sobre a Global Game Jam: possíveis participantes e organizadores de sede, nos próximos meses teremos alguns eventos e palestras nos quais será divulgada a Global Game Jam.

Por favor, caso tenha interesse que façamos a divulgação da jam para um grupo, não deixe de entrar em contato! Conforme forem aparecendo eventos e palestras sobre a jam atualizaremos esta seção do post. Agradecemos muito se puder divulgar os videos ou materiais destas palestras ao público possivelmente interessado.

Palestras / eventos fora do Brasil

Ver: http://globalgamejam.org/news/2013/05/07/global-game-jam-talks-workshop-around-world

The Revolution in 48 hours – The Global Game Jam – Annakaisa Kultmia – 30/5/2013

A palestra de Annakaisa Kultmia está disponível em:

Palestras / eventos no Brasil

48 horas para criar um jogo?! Utilizando Game Jams para acelerar o processo de desenvolvimento de jogos – Bruno Campagnolo de Paula – Semana UTFPR – 21/6/13

Ministrei uma palestra em 21/6/2013 na Semana Acadêmica de Eletrônica e Informática da UTFPR sobre gamejams, falando, principalmente, da Global Game Jam Curitiba como estudo de caso.

Obrigado à organização do evento pelo convite e ao público pela excelente interação!
Sumário:

  •  O que são game jams;
  •  Estudo de caso: a Global Game Jam Curitiba;
  •  Como participar de um evento, cronograma básico;
  •  Exemplos de jogos desenvolvidos;
  • Vantagens de participar e dicas.

Segue abaixo:

Game Jams como exercício de Game Design – Bruno Campagnolo de Paula – 2/7/2013 – 16h – FAUUSP

Ministrei uma palestra em 2/7/2013 na FAU/USP sobre Game Jams, fazendo o estudo de caso da Global Game Jam Curitiba e comentando sobre ferramentas e boas práticas para quem quer participar de eventos deste tipo.

Obrigado ao Prof. Ricardo Nakamura pelo convite e aos participantes pela atenção e retorno!

Sumário:

•O que são game jams;
•Estudo de caso: a Global Game  Jam;
•Como participar de um evento, cronograma básico;
•Exemplos de jogos desenvolvidos;
•Vantagens de participar;
•Ferramentas  e metodologias adequadas a uma game jam.
Segue abaixo:

Microjam – FAUUSP – 3/7/2013

No dia seguinte, organizamos uma “microjam” para ilustrar de maneira prática os conceitos da palestra do dia anterior.

Esta microjam foi micro mesmo, com duração de 2 horas de trabalho.

O resultado do trabalho dos 21 participantes foi excelente, com 3 jogos de tabuleiro e 3 jogos digitais sendo gerados durante esse período.

Recomendamos fortemente a experimentação de modelos de jam como este, ou de tempo maior, como, por exemplo, a minijam que fizemos durante a Play Party. São muito úteis para se preparar para jams maiores!

Segue abaixo:

todos

Comments are closed.