Relatório da Global Game Jam 2014
Mais de 60 jogos desenvolvidos,
350 participantes,
mais de 100 vídeos,
centenas de fotos,
muitas referências de mídia,
a maior sede do Brasil,
uma das maiores sedes do mundo.
Assim foi a Global Game Jam de Curitiba em 2014 (http://ggjcwb.com)! O evento aconteceu pela quinta vez na PUCPR durante o último fim de semana de Janeiro de 2014.
Abaixo (clique no link ‘CONTINUE READING’, se estiver na página inicial do site), um relatório resumido sobre este evento compilado por Bruno Campagnolo de Paula (organizador da jam de Curitiba) como fechamento do evento!
Se quiser ter uma ideia rápida de como foi o evento, assista ao video do Bom Dia Paraná e da TVCi.
A Global Game Jam
A ggj (http://globalgamejam.org) é um evento mundial que aconteceu em mais de 450 locais diferentes espalhados por 72 países e envolvendo aproximadamente 20 mil desenvolvedores.
Durante a jam, artistas, programadores, músicos, designers, estudantes, professores e desenvolvedores de jogos em geral (amadores ou profissionais) reúnem-se em locais ao redor do mundo e formam equipes de desenvolvimento. No fim do evento, após colaborarem durante cerca de 40 horas de trabalho, cada equipe terá construído um jogo diferente a partir de um tema comum a todas. O tema deste ano foi o som da batida do coração. Qualquer tipo de jogo pode ser desenvolvido, principalmente jogos digitais e jogos de tabuleiro.
O objetivo do evento é PARAR DE FALAR SOBRE JOGOS E PASSAR A FAZER JOGOS. Acreditamos que o evento consegue dar esta contribuição.
O Brasil teve 58 sedes (mais que o dobro das 23 do ano passado!). Tivemos sedes de todos os tipos e tamanhos, de Universidades a Empresas, e, até mesmo, em casas e espaços de coworking. Independente do tamanho e local, todas com a mesma importância e missão: unir os desenvolvedores ao redor do objetivo comum de criar jogos. Foram organizadas sedes no país inteiro, do Acre até o Rio Grande do Sul. Incríveis 356 projetos de jogos foram postados. Estimamos, portanto, cerca de 300 jogos e mais de 1500 participantes na jam brasileira deste ano. Esta estimativa se dá devido à ocorrência de participantes que se inscreveram, mas não vieram ao evento.
Abaixo, uma tabela listando as sedes e locais da jam no Brasil em 2014:
Sede | Local | # de jammers registrados | Projetos de jogos |
PUCPR | Curitiba, PR, Brazil | 414 | 76 |
SENAI Maracanã | Rio de Janeiro, RJ, Brazil | 192 | 24 |
Fatec São Caetano do Sul | São Caetano do Sul, SP, Brazil | 146 | 18 |
Unicamp/Gamux | Campinas – SP, SP, Brazil | 124 | 22 |
UNISINOS | Porto Alegre, RS, Brazil | 107 | 20 |
APERTA START | Fortaleza, CE, Brazil | 97 | 13 |
FACISA Campina Grande | Campina Grande, PB, Brazil | 79 | 14 |
GRACOM – Jampa | João Pessoa, PB, Brazil | 73 | 12 |
IFPI/Sertão Games | Teresina, PI, Brazil | 58 | 12 |
Seven Game – Rio de Janeiro | Rio de Janeiro, RJ, Brazil | 54 | 7 |
NAVE_Recife | Recife, PE, Brazil | 54 | 6 |
GameDev-DF | Brasilia, DF, Brazil | 47 | 9 |
GRACOM – Fortaleza – CE | Fortaleza, CE, Brazil | 39 | 3 |
IGDA Recife | Recife, PE, Brazil | 39 | 5 |
UNIVALI – Campus Florianópolis | Florianópolis, SC, Brazil | 37 | 5 |
PUC Minas Global Game Jam | Belo Horizonte, MG, Brazil | 37 | 10 |
Hoplon | Florianopolis, SC, Brazil | 34 | 7 |
GRACOM – Manaus – AM | Manaus, AM, Brazil | 33 | 3 |
FATEC Carapicuíba | Carapicuíba, SP, Brazil | 32 | 4 |
LTIA – Laboratório de Tecnologia da Informação Aplicada | Bauru, SP, Brazil | 32 | 8 |
USP São Carlos – Fellowship of the Game | São Carlos, SP, Brazil | 30 | 4 |
USP-GGJ | São Paulo, SP, Brazil | 30 | 7 |
FUBAjam | Salvador, BA, Brazil | 28 | 3 |
Universidade Federal do Acre | Rio Branco, AC, Brazil | 23 | 4 |
Global Game Jam Vitória | Vitória, ES, Brazil | 21 | 5 |
Doubleleft SP | São Paulo, SP, Brazil | 20 | 2 |
Game Jam Goiânia | Goiânia, GO, Brazil | 20 | 4 |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN | Natal, RN, Brazil | 19 | 6 |
Sinextra Game Studio | Belém, PA, Brazil | 17 | 3 |
Casa da Cultura Digital – CCD | São Paulo, SP, Brazil | 16 | 3 |
UFMA | São Luís, MA, Brazil | 15 | 3 |
CPM – João Pessoa | João Pessoa, PB, Brazil | 15 | 4 |
Dumativa Creative Studio | Rio de Janeiro, RJ, Brazil | 14 | 3 |
República Tcheca | Campina Grande, PB, Brazil | 14 | 2 |
Doubleleft | Porto Alegre, RS, Brazil | 14 | 1 |
LQDI Digital / A3 Studios / Vortex Game Studios | São Paulo, SP, Brazil | 14 | 3 |
Loud Noises Jam Site | São Paulo, SP, Brazil | 11 | 3 |
Interama + Bluejacket: Friendly Jam | Vitória, ES, Brazil | 11 | 2 |
JamBA – UEFS | Feira de Santana, BA, Brazil | 10 | 2 |
Link2u Coworking & Offices | São Paulo, SP, Brazil | 9 | 1 |
UDF-BSB | Brasília, DF, Brazil | 8 | 1 |
Aiyra | Niterói, RJ, Brazil | 8 | 1 |
Alpaca Team Jam Site | Campinas, SP, Brazil | 8 | 1 |
EAD JAM | São Leopoldo, RS, Brazil | 8 | 1 |
Ordem do Forró | Rio de Janeiro, RJ, Brazil | 7 | 1 |
Key Studio | Recife, PE, Brazil | 7 | 1 |
Jazz | São Caetano do Sul, SP, Brazil | 7 | 1 |
Schizoid | votuporanga, SP, Brazil | 7 | 1 |
NbStudio | Rio de Janeiro, RJ, Brazil | 6 | 1 |
Picola’s House | Barueri, SP, Brazil | 6 | 1 |
TawStudio | Santo Antônio do Pinhal, SP, Brazil | 5 | 0 |
Webocre | Sao Paulo, SP, Brazil | 5 | 1 |
Lab5 Studio | Rio Pomba, MG, Brazil | 5 | 1 |
Pocket Trap | São Paulo, SP, Brazil | 4 | 1 |
Bolsão Octoplus | Sao Paulo, SP, Brazil | 4 | 1 |
Riachuelo Ludum Labs | Rio de Janeiro, RJ, Brazil | 3 | 0 |
Clops Game Studio | São Luís, MA, Brazil | 3 | 0 |
Fire Horse Studio Jam | São Paulo, SP, Brazil | 3 | 1 |
Como também sou o coordenador regional do evento para o Brasil, um agradecimento especial a todos os organizadores que toparam esta parada!
Global Game Jam em Curitiba
Em Curitiba, a sede novamente foi a PUCPR. Foi a quinta vez que somos sede da Global Game Jam. Sempre ficamos muito felizes com o retorno da maior parte dos participantes das edições passadas e, principalmente, por trazerem novos participantes!
O foco de nossa sede é fornecer o máximo de conforto para que os jammers possam desenvolver por completo seu potencial criativo e consigam criar seus jogos da melhor forma possível. Além disso, é essencial que haja um estímulo à colaboração entre participantes, reforçando o ecossistema de desenvolvimento de jogos da região. Desta forma, nossa jam se dá em um único prédio e os jammers são fortemente estimulados a percorrer todos os ambientes e conhecer os jogos de todos os demais.
Desta vez, nossos 350 participantes foram distribuídos nos 3 andares do Bloco Azul da PUCPR (Escola de Arquitetura e Design). A jam iniciou às 17h de sexta e foi até 20h de domingo (veja o Cronograma e Manual do evento). Para ter uma ideia do ambiente, veja os videos gerados na madrugada de sexta e sábado, quando a maior parte dos participantes já estava dormindo:
Novamente a sede foi uma das maiores do mundo em número de integrantes e jogos produzidos. Observe que os números abaixo foram obtidos em 3/2/2014 e podem ter algumas mudanças, pois os organizadores de sede mundiais ainda estão cadastrando os participantes que faltaram e eliminando os faltantes.
# | Sede |
Local
|
Participantes registrados | Projetos de jogo criados | |
1 | GGJ 2014 Tel Aviv | Tel Aviv | 486 | 56 | |
2 | PUCPR | Curitiba, PR | 414 | 76 | |
3 | Vancouver Global Game Jam | Vancouver, BC | 349 | 82 | |
4 | ITI – Gaming Egypt Jam | 6 October, Giza | 315 | 53 | |
5 | NYU Game Center | Brooklyn, NY | 311 | 39 | |
6 | Staffs Uni Games Academy | Stafford, Staffordshire | 297 | 40 | |
7 | Milano – Politecnico di Milano | Milano, MI | 293 | 36 | |
8 | Manila Game Jam 2014 @ Benilde | Manila, NCR | 276 | 43 | |
9 |
|
Atlanta, GA | 257 | 34 | |
10 | University of Southern California (USC), Los Angeles | Los Angeles, CA | 227 | 43 |
Alguns números interessantes de nossa sede:
- Projetos de jogo criados: 76;
- Jogos entregues: 66;
- Jogos apresentados publicamente: 58;
- Pré-inscritos no evento: 600;
- Inscritos no site da GGJ: 415;
- Participantes presenciais: Aproximadamente 350;
- Participantes associados a projetos: 326.
Posteriormente atualizaremos a lista acima com mais informações sobre o perfil do participante da Global Game Jam Curitiba 2014!
Referências de mídia
Todos os anos o evento atrai a mídia especializada e geral. Agradecemos a todos os veículos que prestigiaram nosso evento, principalmente por transmitirem uma visão positiva e realista da área de desenvolvimento de jogos.
Lista apenas com as principais referências ao nosso evento.
- Curitiba recebe evento mundial de criação de jogos – vídeo no site da Gazeta do Povo fazendo a chamada ao evento:
- Cobertura do site Bunker Nerd ao evento:
- Seleção de jogos feito pelo portal Arena iG, citando 3 jogos desenvolvidos em nossa sede (Atentado ao Museu de Vira-Vira, Glory e Mono):
- Ótima matéria veiculada no Bom Dia Paraná (Globo/RPC) sobre o evento (ignore o infeliz e inadequado título na versão web :>) ):
- Matéria veiculada no Jornale da TVCi (canal 14 UHF):
- Jornal Bem Paraná – PUCPR sedia pela quinta vez o Global Game Jam:
Fotos
As fotos do evento estão disponíveis no Flickr http://flic.kr/s/aHsjR8mBUc
Este ano também testamos o uso de álbuns no Facebook:
- Montagem da Global Game Jam Curitiba 2014;
- Montagem da Global Game Jam Curitiba 2014 – Parte 2;
- Global Game Jam Curitiba – Primeiras 8 horas;
- Fim da manhã e início do 2o dia;
- Continuando o segundo dia;
- Terceiro dia;
- Apresentação dos jogos.
No Flickr, Instagram, etc, você pode encontrar mais fotos de nossos participantes usando a tag #ggjcwb e #ggj14.
Abaixo, alguns destaques do evento.
Na semana anterior tivemos um aquecimento, com palestras destinadas aos jammers mais novatos.
Uma das principais palestras foi do Studio Miniboss, com a excelente palestra “Como encarar uma game jam“.
Também tivemos a presença do Jay Santos da Unity, um dos principais patrocinadores não só da jam de Curitiba, mas também da jam global!
O evento OCUPOU o Bloco Azul da PUCPR. Mesmo assim, havia sinalização em toda a Universidade para indicar os locais importantes.
Uma ideia que aplicamos este ano foi a união dos principais ambientes da jam através de pegadas no solo, estimulando os participantes a percorrerem o ambiente.
Infelizmente não é mais possível conseguirmos uma foto de todos os participantes da jam. Essa foi nossa melhor tentativa, durante a apresentação inicial, fazendo a união entre 5 outras fotos.
Após a definição do tema, as equipes discutiram e refletiram sobre ele de maneiras diferentes.
Alguns preferiram conversar próximo aos seus computadores.
Outros, ainda estavam sem equipes e postaram ofertas em nosso mural.
Um dos destaques de nossa jam é a arquitetura do local. O Bloco Azul estimula a distribuição das equipes tanto no hall principal do bloco quanto em salas de aula.
Mais um exemplo de sala de aula ocupada pela jam.
Próximo ao bloco a PUCPR também oferece alguns ambientes propícios à discussão.
O Espaço Zen foi mais uma opção de interação entre as equipes.
Nas 2 primeiras horas do evento, nosso patrocinador Burn distribuiu energético aos participantes.
O segundo andar do Bloco também tinha jammers! Essa é uma equipe formada só por super veteranos, que já participaram de todas as edições da #ggjcwb!
21h chega a primeira surpresa: Pizzas gentilmente fornecidas pela Unity!!! Obrigado Jay!
E os jammers se organizam para pegar suas fatias! Não faltou pra ninguém!
Organizando as caixas…
Ar condicionado virtual…
Comida mais que real!
Resultado da primeira noite de Pizzas!
Café da manhã dos campeões.
Galera mais que acordada no início da manhã de sábado.
Ou não…
Galera no segundo andar da jam.
Isso mesmo. Até o Nyan Cat prestigiou a #ggjcwb.
Nem só de Pizza vive o homem!
Sábado a noite é um ótimo momento para Play Test! Testar seu jogo com as demais equipes e conhecer os jogos produzidos.
Mais uma surpresa aos jammers: o objetivo da jam é que você se sinta o mais confortável possível para desenvolver seu jogo! Massagem relaxante tanto no sábado quanto no Domingo.
Equipe da Genius Pizzaria trazendo as pizzas quentinhas para o evento! É desta vez o motoboy não pode participar.
E os primeiros jogos começavam a ficar prontos! Esse, por exemplo, é o Etiam, desenvolvido por equipe do TECPUCPR.
Resultado da segunda pizzada!
O Espaço Zen não era só um espaço de sociabilização…
A queda.
Galera super veterana e amiga e que sempre prestigia o evento!
Começando o esforço final para entrega dos jogos.
Mais um exemplo de jogo terminado e testado com antecedência: Tower of We.
Poucas horas para o fim do evento, os jammers concentrados.
A torre final!
Ninguém deixou de dar importância para a música de seu jogo! Inclusive este ano, além dos músicos que vieram com equipes, tivemos uma sala exclusiva para que os músicos pudessem ajudar na trilha de mais de uma equipe. Teve gente que participou de 5 jogos!
Guardando lembranças da Global Game Jam Curitiba.
Apresentação final dos jogos no evento. Novamente, impossível foto de todo o grupo. Esse video dá uma ideia melhor, feito enquanto a galera chegava no evento.
Todos cansados. Mas o Burn deu uma força!
Embora no site tenham sido cadastrados mais de 70 jogos, uns 65 foram entregues e 58 foram apresentados publicamente. A maioria eram jogos digitais, como por exemplo o Kid’a’cola.
Infelizmente, devido à nossa disponibilidade de tempo e à falta de um video de gameplay gerado a tempo, os últimos 11 jogos tiveram que ser apresentados todos juntos. Pedimos desculpas a estas equipes pelo inconveniente!
O resultado final da jam é este? NÃO. O resultado final da jam são os jogos que foram gerados!
Videos
Os videos, feitos de maneira bem informal, mostram como foi a jam. Geramos mais de 100 videos oficiais e dezenas de videos pelos próprios jammers:
http://www.youtube.com/playlist?list=PLRE_rk3IOUey53F2AcH8iRAqOCMLn_zfZ
Também separamos os videos em algumas playlists específicas:
- Apenas os videos do aquecimento (aconteceu na semana anterior);
- Videos de 2 minutos gerados pelos próprios jammers para a apresentação dos jogos;
- Entrevista com o desenvolvedor, videos de 1 a 2 minutos contando um pouco a ideia dos jogos e quais as equipes envolvidas;
- Apresentação pública dos jogos;
- Timelapses (capturas de tela).
Jogos
É o que mais importa! 76 projetos de jogo foram criados, 66 jogos foram entregues e 58 foram apresentados publicamente. Para fazer o download acesse o link:
http://globalgamejam.org/2014/jam-sites/pucpr/games
Para facilitar um pouco o acesso aos jogos criamos uma planilha para fácil acesso aos download dos jogos desenvolvidos. Está em uma versão preliminar ainda:
https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AqQ2GvdPZmGjdElBV1oxMXBkVVBsZVc2cG5PRm5xZEE&usp=sharing
Agradecimentos e Apoios
Em primeiro lugar, um obrigado a TODOS os 350 PARTICIPANTES! O evento só acontece devido à participação e animação geral de todos. Ficamos sempre felizes em perceber que o crescimento do número de participantes a cada ano se dá pois a grande maioria volta a participar do evento no ano posterior! Este ano, inclusive, criamos uma surpresa aos participantes que estiveram na #ggjcwb em todas as edições (avise caso não tenha pego a sua!)!
Novamente agradecemos a todos que contribuiram para o sucesso do evento. Em primeiro lugar, à PUCPR por ter dado total apoio ao evento pela quinta vez. Além de fornecer toda o espaço físico, estrutura, segurança, assessoria de marketing, imprensa, consideramos que o evento foi abraçado por completo por diversos setores da Universidade, tendo recebido apoio irrestrito de todos os colaboradores envolvidos. Um muito obrigado à toda equipe da Coordenação de Eventos e também à equipe da Coordenação de Relacionamento. Em especial à Thais Lucia Costa e à Carolina Pimentel Benini, representantes de cada uma das coordenações que tiveram contato mais direto com o evento. Foi essencial o apoio e o evento não teria sido um sucesso sem o apoio integral destas colaboradoras!
Também agradecemos nossos apoiadores externos:
- Spaipa/Burn: fornecimento de água mineral e energéticos ao evento;
- Unity: patrocínio das Pizzas, sorteio de licenças e participação do Jay Santos como apoio aos participantes;
- Hotel Bristol Portal do Iguaçu: diárias especiais aos participantes de fora e sorteio de diárias;
- Nilko Armários: pela quinta vez a Nilko apoia a Global Game Jam Curitiba, fornecendo armários para que os participantes possam guardar com segurança os seus pertences;
- Luna Luce Iluminação: a Luna Luce foi responsável pelo empréstimo de filtros de linha e adaptadores aos jammers, facilitando a instalação elétrica dos computadores.
Nosso parceiro Angra Bistrô, ficou aberto durante grande parte do evento, inclusive no Domingo, sendo uma das únicas cantinas do mundo que atenderam a uma sede da jam! Obrigado novamente!
Por fim, um obrigado a todos os professores colegas da PUCPR que contribuíram para que o evento acontecesse: Prof. Artur Mittelbach (sempre parceiro e um dos pioneiros em jams no país), Prof. Marcelo Gasparin (professor do TECPUCPR, sempre trazendo seus alunos e divulgando o evento), a toda equipe do NIAA do Primeiro Andar (que além de emprestarem laboratórios, também ajudaram no credenciamento!), Professora Cristina Verçosa (coordenadora do curso de Sistemas da Informação e uma das principais apoiadoras do evento), Prof. Fabio Binder (coordenador do Tecnólogo de Jogos Digitais, Pós em Arte e Animação para Jogos Digitais e Pós em Desenvolvimento de Jogos Digitais), Prof. Luiz Py (ginásio de esportes da PUCPR), Prof. Alcides Calsavara (decano da Escola Politécnica) e Prof. Vidal Martins (pró-reitor de Graduação e entusiasta do evento desde sua primeira edição).
Fim do evento?
Muito pelo contrário! Todos os jogos produzidos durante a jam podem ser continuados, melhorados e, até mesmo, virarem produtos comerciais. Além disso, os jogos podem ser enviados para Festivais e Concursos. Além disso, do dia 29/3 a 1/4 teremos a tradicional Play Party da Global Game Jam Curitiba. Durante este evento teremos a exposição pública dos jogos desenvolvidos na Global Game Jam para que o público em geral conheça o trabalho que foi desenvolvido durante a jam e para que os jogos sejam realmente jogados. Não deixe de participar! Mais informações sobre este evento serão postadas nos próximos dias.