Relatório da Play Party da Global Game Jam Curitiba 2014

mail_mkt

Finalmente realizamos o fechamento das atividades referentes à Global Game Jam Curitiba 2014 com uma festa! Relembrando que a Game Jam aconteceu na última semana de Janeiro e para saber mais detalhes como foi, veja o relatório no link.

Então, para mostrar os resultados da jam, nos dias 29/3, 31/3 e 1/4 está sendo realizada a Play Party da #ggjcwb. Este evento se divide em 3 partes:

  • Exposição e jogatina dos jogos produzidos durante o evento de janeiro no centro do Bloco Azul (Escola de Arquitetura e Design);
  • Reapresentação destes jogos;
  • Minijam de 12 horas, mostrando ao público em geral como funciona uma game jam.

(TODAS AS FOTOS E VIDEOS DO EVENTO NOS LINKS)

visao_geral2

 

reapresentacao

visao_geral

A reapresentação e a minijam foram realizadas no Sábado, dia 29/3. A exposição continua nos dias 31/3 e 1/4. Você pode, durante a exposição, JOGAR LIVREMENTE os jogos produzidos durante a jam! Há 4 computadores disponíveis para isto e centenas de pessoas já passaram e vão passar pelo local durante os próximos dias.

jogando (2)

Veja abaixo a captura de tela e webcam dos computadores utilizados na mostra e descubra quais jogos foram jogados:




Em relação à reapresentação dos jogos, foram mostrados novamente nove jogos:

Agradecemos a todas as equipes que participaram e reapresentaram seus jogos! Mas, não custa relembrar: TODOS os mais de 60 jogos da #ggjcwb estão disponíveis durante  a Play Party e para download no site do evento.

Um obrigado também ao patrocínio da Joysticket (produto da Trendstockr) que forneceu um super coffee break ao público desta reapresentação. Veja mais detalhes sobre este interessante e inovador serviço desta empresa no video.

coffee1

joysticket

E, é claro, novamente agradecemos à Unity. Todas as equipes que refizeram seus jogos originalmente desenvolvidos para uma plataforma diferente e portados para Unity participarão de um sorteio de uma licença da ferramenta!

Unity_Pri

Mini jam

Por fim, a mini jam envolveu 3 equipes e cerca de 15 desenvolvedores, que criaram 3 jogos para diferentes plataformas.

mini-jam

Funcionou assim: com o apoio da Pastoral e do Projeto Comunitário da PUCPR fomos na Associação Sagrada Família de Nazaré. Nesta associação há um Projeto de Jornada Ampliada no qual crianças e adolescentes do Caiuá (CIC) realizam atividades lúdicas em um turno diferente de suas aulas. É um projeto que apoia diariamente mais de 50 crianças. É um projeto bastante relevante para a comunidade e que aceita colaborações (tempo, alimentos, material de limpeza,  ajuda financeira, etc).

Chegando lá, após uma apresentação explicando o processo de desenvolvimento de um jogo, pedimos que as crianças desenhassem: um personagem, um um ambiente, ou, até mesmo, uma tela de um jogo. A restrição (e um dos maiores desafios para as crianças) foi: seguindo uma temática de PAZ, o desenho não deveria envolver violência.

Feito isto, no Sábado, o desafio da mini jam para os desenvolvedores foi: criar um jogo baseado em 1 ou mais dos desenhos das crianças. O desenvolvedor pôde utilizar os desenhos como estão, alterá-los ou apenas usar o desenho como inspiração para seu jogo. Foi uma divertida maratona de 12 horas ininterrupatas, mas que trouxe como resultado real a produção de 3 pequenos jogos funcionando.

       

Os jogos foram:

1) Juliana

Jogo de plataforma, desenvolvido usando o Unity. O personagem deve chegar até o fim do cenário e o desafio é que seu movimento só acontece quando ele pula. Explicação inicial sobre o jogo e apresentação nos links.

2) Houston we will have a problem

Também desenvolvido em Unity, é um jogo de habilidade sobre um skatista espacial que deve desviar de um conjunto de obstáculos.

Explicação inicial sobre o jogo e apresentação nos links.
 

3) Virtual Friend

A equipe fez seu jogo para a plataforma iOS (iPhone e iPad). O jogo aproveita um tema bastante recorrente nos desenhos das crianças: o bichinho virtual. Explicação inicial sobre o jogo e apresentação nos links.

 

Todas as equipes utilizaram mais de um desenho para criar seu trabalho, valorizando o trabalho de mais de uma das crianças e adolescentes envolvidos no projeto da Associação. Daqui a 2 semanas retornaremos à Associação e jogaremos com as crianças os jogos gerados. Posteriormente estes jogos (e os desenhos das crianças que os inspiraram) também estarão disponíveis para download neste site após a devida autorização dos responsáveis.

 

 

 

 

 

Comments are closed.