Aquecimento Global Game Jam 2015 – Sábado – 17/1/15 – 9h às 17:30h – Auditório da Biblioteca PUCPR

(atualização em 18/1/15: obrigado a todos que participaram, tivemos cerca de 70 pessoas em diferentes momentos e a divisão em 2 auditórios! Abaixo atualizamos com os videos e fotos do evento! Agradecimento especial ao Professor Marcelo Gasparin pela ajuda na gravação das atividades da manhã)

Confirmadíssimo nosso tradicional evento de aquecimento para a Global Game Jam, acontecerá no Sábado, dia 17/1 a partir das 9h na PUCPR. É um evento opcional, voltado, principalmente, a apresentar ferramentas úteis aos jammers e facilitar o networking em geral. Se você está interessado em se inscrever na Global Game Jam Curitiba, siga o link.

É também um espaço completamente aberto para os próprios jammers divulgarem seus conhecimentos, técnicas e ferramentas que sugerem que sejam utilizadas na game jam. Quem quiser contribuir com mais alguma palestra ou atividade, por favor, entre contato.

Temos diversos objetivos com este encontro:
– Apresentar ferramentas úteis aos jammers, que podem facilitar o desenvolvimento dos jogos durante a jam;
– Sugerir ferramentas, frameworks e engines de desenvolvimento que sejam ágeis e fáceis de trabalhar;
– Discutir sobre técnicas de desenvolvimento e de trabalho adequadas a uma game jam;
– Conhecer e JOGAR, games produzidos em jams anteriores;
– Conhecer também temas de jams anteriores;
– Aprender dicas práticas com os participantes do ano passado e de outros eventos similares;
– Propor alguns desafios para você “esquentar os motores” para o evento da semana que vem;
– E, principalmente: networking em geral, conhecendo os seus pares. Muitas equipes nos anos passados foram formadas ou completadas durante o aquecimento.
Não é um evento obrigatório aos jammers, mas é altamente recomendável PRINCIPALMENTE aos jammers de primeira viagem.
Tenho certeza que também será útil aos participantes dos anos anteriores para atualização na área! Teremos palestras e atividades a partir das 9:00h, nos 2 Auditórios da Biblioteca da PUCPR e também no período da tarde (até umas 17:30h).
Programação preliminar, gerada a partir das propostas dos próprios jammers (obrigado a todos pelas contribuições!!!!):

(VIDEOS E FOTOS DO AQUECIMENTO)

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MANHÃ – 9h-12:30h:

  • Bate-papo entre jammers (Mariana Abad) – Parte 1 e 2: Troca de experiências entre jammers passados e futuros!
  • Programação com Scratch para pais, filhos, irmãos, etc (Bruno Campagnolo): Demonstração da ferramenta Scratch, voltada para uso por crianças e adolescentes, mas que pode ser útil para qualquer idade;
  • Introdução ao Construct 2 (Anderson Vermonde): Demonstração da ferramenta Construct 2;
  • Introdução ao Unity 2D (Breno Azevedo): Demonstração do Unity para criação de jogos 2D;
  • 17 dicas para fazer um jogo mais inclusivo (Letícia Rodrigues) – Parte 1 e 2: Um checklist descontraído com algumas dicas para criar jogos mais inclusivos para públicos mais abrangentes, tendo por foco as questões de gênero e representação nos jogos. Prezi associado e Grupo de Estudo em Gênero e Games;
  • Tradução de jogos: como localizar? (Sheila Gomes) – Parte 1 e 2: Palestra aberta aos desenvolvedores e todos interessados em conhecer o fluxo de trabalho e a importancia da localizacao de jogos para satisfazer um mercado cada vez mais exigente e possibilitar uma experiencia de imersao mais plena ao jogador. Links mencionados durante a palestra:
    Concurso de localização que vai acontecer em fevereiro:
    http://www.localization.it/road-locjam2-now/

    Canal do TIME no Youtube:
    https://www.youtube.com/channel/UCF4GNXY7cknIMPVFFUIql8A

    Grupo de tradutores aqui do FB para mantermos contato: https://www.facebook.com/groups/tradutoresdegames/

    Blog do Pablo Muñoz Sanchez (com o vídeo final que apresentei):
    http://algomasquetraducir.com/

    https://www.facebook.com/OmegaTBrasil

  • Beenoculus (equipe da Beetech): Demonstração do Óculos de Realidade Virtual Beenoculus e descrição do SDK do Unity envolvido para que possa ser utilizado na Game Jam. Lembre-se que o Beenoculus estará conosco na Game Jam e sua pré-venda já está acontecendo;
  • Arte por Comitê: os perigos da auto-censura (Bruno Bulhões) – Parte 1 e 2: Uma provocação/discussão a respeito do atual cenário das discussões sobre jogos, especialmente no que diz respeito à liberdade criativa dos desenvolvedores e às atuais pressões ideologicas e mercadologicas que impõem ideias de auto-censura e checklists de arte por comitê.

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TARDE – 14h-17:30h:

  • PSDAnim (Davi Azevedo): A ferramenta PSDanim auxilia o processo de animação de sprites dentro do Photoshop. Ela permite visualizar a animação enquanto ela é criada. É compatível com versões antigas do Photoshop ou qualquer outro programa que exporta em PSD, como o GIMP.
  • Game Design para Game Jams (Artur Mittelbach) – Parte 1, 2 e 3: Introdução a conceitos de Game Design (projeto de jogos) voltados a game jams. Dicas para criar um jogo divertido em 48 horas;
  • Introdução à Ferramenta Game Maker Studio (André Ferreira dos Santos) – Parte 1 e 2: Demonstração da ferramenta Game Maker;
  • Adaptando jogos para dispositivos alternativos (Bruno Campagnolo): Apresentação de alguns dispositivos alternativos de interação como Kinect, Wiimote, Tapete de Dança e MaKey MaKey e sua aplicação na criação de jogos – ferramentas citadas: FAAST, Joy2Key, – veja a apresentação similar associada;
  • Guia de Sobrevivência – Vetores (Ráfagan Abreu) – Parte 1 e 2: Um guia para manipular matemática vetorial e solucionar problemas comuns em jogos, com alguns exemplos em engines 2D e 3D;
  • Music for newbies (Mariana Abad) – Parte 1, 2 e 3: Apresentação de como funciona o processo por trás da trilha sonora do jogo, brainstorming que facilita o contato entre músicos e desenvolvedores. Prezi associado;
  • Insane Engine 3D – Descobrindo Gizmos (William Wolff): Esta atividade tem como objetivo expor a Insane Engine 3D.

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Embora o evento seja mais voltado aos inscritos da Global Game Jam Curitiba 2015, participação GRATUITA (inclusive não é necessária inscrição na jam para participar!), TODOS são bem-vindos.
Será gerado certificado de participação aos presentes.

 

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