Brasil Game Jam – Competição de desenvolvimento de jogos similar à Global Game Jam

Coloco a notícia abaixo, adaptada do site da PUCPR, pois o Brasil Game Jam foi uma competição inspirada no Global Game Jam. Inclusive, o Professor Esteban Clua, da UFF, e organizador deste evento, é um dos pioneiros na organização de Game Jams no país. E, Christian Isenberg, um dos integrantes da equipe da PUCPR, participou também da GGJ em Curitiba com o jogo Aliens and Zombies.

Além disso, aproveitando que como no evento haviam pessoas de diversos estados, fizemos contato com outros organizadores de Game Jams e também com potenciais organizadores interessados. Assim, esperamos que a ideia da promoção de Game Jams seja espalhada por mais lugares no país. Lembre-se: ainda dá tempo e é muito fácil ser uma sede da GGJ. Hoje (27/11/2010), o Brasil está com um número recorde de 8 sedes, só ficando atrás, em quantidade, para os EUA!

Sobre a competição Brasil Game Jam, ela estava inserida dentro de uma feira maior: a Brasil Game Show. Tal feira aconteceu, no fim de semana passado(20 a 21/novembro de 2010), no Rio de Janeiro. Neste evento, um público recorde de 40.000 aficionados por videogames visitaram a Feira, que contou com a participação de empresas como Sony, Warner Bros e Eletronic Arts. Uma das atrações foi a Brasil Game Jam, uma maratona de desenvolvimento de jogos.

O concurso, uma iniciativa patrocinada pela Sony, foi uma maratona de desenvolvimento de jogos com duração de 40 horas ininterruptas. Do início do evento, às 18:00h do dia 19/11 até o fim, às 16:00 de 21/11, foi trabalhado um tema comum a um conjunto de dez equipes de estudantes, uma equipe por Universidade. Tais equipes competiram para criar o jogo mais inovador, divertido e que melhor se adaptasse ao tema dado. O tema sorteado foi uma frase de Paulo Coelho: “Quem vai em busca de montes, não se detém a recolher as pedras do caminho”. Cada equipe desenvolveu seu jogo em condições semelhantes: em um mesmo espaço e usando a ferramenta de desenvolvimento Unity.

O game vencedor foi “A Jornada do Miner” da Universidade Anhembi Morumbi. A equipe da PUCPR conseguiu a segunda colocação com o jogo “Corrida do Ouro”. Em terceiro lugar, ficou a equipe da Univali. Os jogos vencedores estarão disponíveis em breve no site do evento. Mais importante que a colocação é essencial destacar que o clima de integração e camaradagem entre as equipes era forte. Além disso, todos os alunos saíram com um jogo novo em seu portfolio.

Uma foto parcial das equipes participantes (será que alguém tem alguma melhor?):

Foto da equipe da PUCPR:

Video do Resultado do Evento

Os “jammers” da PUC também deram uma entrevista para o programa Plug! da RPC. Clique na figura abaixo e assista ao terceiro video.

Por fim, parabéns a todas as equipes participantes pela garra! Parabéns também à organização do evento por oportunizar este encontro de desenvolvedores, que, como em toda Game Jam, estimula a criatividade e o crescimento intelectual dos participantes.

Comments are closed.