Aquecimento Global Game Jam

Atenção, as informações a seguir são sobre um evento que ocorreu do dia 28 a 30 de Janeiro de 2011!

Para mais informações sobre a Game Jam 2012 (27 a 29 de Janeiro de 2012) fique de olho neste site, no Twitter (@ggjpucpr), ou me envie um email (brunode paula arrroba gmail ponto com) que aviso você!


Em primeiro lugar, agradeço a divulgação inicial de todos! Após cerca de duas semanas do início das incrições estamos com mais de 50 pré-inscritos e a maior parte parece encaixar bem no perfil do evento!

As primeiras confirmações de inscrição serão disparadas no dia 16/12, próxima quinta-feira.

Dúvidas gerais

Diversas dúvidas foram enviadas tanto via email ( brunodepaula arroba gmail ponto com), quanto via Twitter ( @ggjpucpr ). Assim, atualizamos a página de dúvidas com novas respostas às dúvidas mais freqüentes. Veja se sua questão não foi respondida lá, mas não deixe de entrar em contato, caso contrário!

Observamos que muitos dos interessados em participar da Game Jam não conhecem eventos deste tipo e estão com muitas dúvidas sobre quais tipos de jogos são factíveis durante um período de 40 horas. Além disso, também foi questionado que tipo de “treinamento” deve-se fazer para participar de uma game jam.

Em relação ao treinamento a resposta é simples: “FAÇA JOGOS, se puder“. Ou seja, se você tiver as habilidades necessárias para fazer um jogo ou mesmo um protótipo não deixe de fazê-lo! Sei que muitos de vocês vão à Game Jam em Janeiro com o objetivo de encontrar pessoas que completem as suas habilidades, mas outros já tem as noções e meios necessários para desenvolver jogos.

E, para aqueles que não conhecem eventos como a Game Jam, a nossa sugestão também é simples: “JOGUE JOGOS CRIADOS EM GAME JAMs“.No último ano aconteceram muitos eventos deste tipo. Veja neste excelente  post do Chris Kaitila no Gamasutra uma grande lista de game jams dos últimos tempos.

Unindo as duas ideias, que tal participar de uma Game Jam ou concurso que ocorra antes da Global Game Jam? Seguem algumas sugestões para as próximas semanas de eventos com modelos e restrições similares ao da Global Game Jam. Assim como na nossa Jam de Janeiro, estes eventos geralmente não possuem premiações associadas e o grande prêmio é você ter um novo jogo em seu portfolio! Diferente de nossa jam, são eventos online e associados mais a indivíduos do que a equipes, mas, vale como um bom treinamento para quem tiver o tempo e a disponibilidade.

Ludum Dare (17 a 20 de Dezembro de 2010 – individual (compo) ou grupos (jam))

http://www.ludumdare.com/

Evento bastante tradicional que ocorre cerca de 4 vezes por ano. Iniciou em 2002 e já teve 18 edições. As regras básicas da competição são listadas abaixo.

  1. Você deve trabalhar sozinho;
  2. Todo código e conteúdo do jogo deve ser criado dentro do período de 48 horas;
  3. Jogos devem ser baseados em um tema dado no início da competição;
  4. Qualquer biblioteca, middleware ou ferramenta é permitida;
  5. O código fonte do jogo deve ser disponibilizado, mas o jogo é seu.

O tema é escolhido em votação pela comunidade. Segue os temas e resultados das últimas edições e alguns jogos bem interessantes que selecionamos de cada uma. Veja no link o resultado completo de todas as anteriores.

Não há uma premiação e a votação dos melhores jogos é feita pela própria comunidade.  Para quem não quer participar da competição, mas, mesmo assim, participar da Ludum Dare, desde a última edição o evento se dividiu em 2: a competição (compo) e a jam. No caso da Jam, as regras são um pouco mais relaxadas:

  1. Você pode trabalhar sozinho ou em grupo;
  2. Tem 72 horas para criar o jogo;
  3. Os jogos devem ser baseados no mesmo tema da compo;
  4. Todas as bibliotecas são permitidas;
  5. Não é necessário disponibilizar o código fonte.

A edição 19 do evento acontecerá neste fim de semana a partir do dia 17 de dezembro.

Experimental Gameplay (concurso mensal – individual)

http://experimentalgameplay.com/

Começou, em 2005, como um projeto de estudantes do Entertainment Technology Center na Carnegie Mellon University. Neste projeto, um time de 4 estudantes de graduação gerou dezenas de jogos, sendo que cada jogo deveria ser gerado em menos de 7 dias, por apenas uma pessoa e baseado em um tema comum para todos. No ótimo artigo que os autores escreveram sobre sua experiência há uma série de dicas preciosas sobre desenvolvimento rápido de jogos.

Destaca-se que um dos principais jogos que surgiu deste experimento foi o Tower of Goo, predecessor do premiadíssimo jogo World of Goo.

Após diversas edições com desenvolvedores diferentes, o projeto agora é aberto à comunidade em geral e qualquer um pode participar, seguindo as seguintes regras:

  1. Cada jogo deve ser feito em menos de 7 dias;
  2. Cada jogo  deve ser feito por apenas uma pessoa;
  3. Cada jogo deve ser baseado em um tema comum;

Cada mês um diferente tema é proposto no blog do projeto e o desenvolvedor deve deixar um comentário na postagem relacionada ao tema informando o link para seu jogo e como jogá-lo. Alguns exemplo dos temas que já foram explorados: Night & Day, Boys and Girls, Neverending, 0 Buttons, Casual Addiction, High Velocity, Repeat, 10 seconds, Rejection e Bare Minimum.

Exemplos de  jogos bem peculiares foram desenvolvidos neste concurso:

  • Run Jesus Run: uma “releitura” do novo testamento, seguindo o tema “10 seconds”.
  • Sunshine: um jogo de arte sobre o crescimento de uma planta;
  • Every day the same dream: melancólico e emocionante jogo sobre o dia a dia;
  • Canabalt: desenvolvido em 60 horas, um dos jogos mais influentes (e clonados) de 2009. Fez bastante sucesso também no iPhone.

O tema deste mês é “Drawing” e a data final para postagem do jogo é dia 31 de dezembro!

Game Prototype Challenge (até 20/12/2010)

http://gameprototypechallenge.com/

Este é um evento novo, que está em sua segunda edição. É um concurso voltado para a construção de protótipos de jogos. O tema desta edição foi aberto no dia 13/12: immortality e thin ice. Ou seja, combinar estes dois conceitos em um jogo só e entregar algo até a próxima segunda-feira, dia 20.

É isso! Nossa Global Game Jam não é a única oportunidade que você tem para criar novos jogos neste fim de ano e no começo do próximo. Independente de participar de um dos concursos sugeridos ou não, aproveite este período para tentar desenvolver um jogo sozinho ou com um grupo de amigos. Além disso, uma boa parte dos inscritos em nosso evento é estudante de algum nível. Se este for o seu caso, é também uma ótima oportunidade para não deixar de estudar e se atualizar durante estas férias, não é mesmo?

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