Global Game Jam Curitiba no SBGames 2011!

O X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames 2011) aconteceu em Salvador do dia 7 ao dia 9 de Novembro de 2011. Este tradicional evento envolve acadêmicos, membros da indústria, estudantes e interessados na área de jogos do Brasil. Neste ano, para a trilha de indústria, propusemos uma apresentação de post mortem que demonstrasse os resultados da Global Game Jam em  nossa sede de Curitiba (GGJCWB) que foi localizada na PUCPR de 28 a 30 de janeiro de 2011.

A Mesa Redonda

Nossa proposta foi aceita no formato de uma mesa redonda, que foi apresentada no último dia do evento. Os componentes (Artur Mittelbach e Bruno Campagnolo de Paula) da mesa apresentaram: o que é uma jam; o que é a Global Game Jam; como e quem pode ser sede da GGJ, jogos gerados na GGJCWB e suas particularidades, o que deu certo, o que deu errado e o que podemos melhorar em nossa sede. O objetivo desta mesa foi, portanto, “mostrar o caminho das pedras”, deixando claro aos participantes como é fácil organizar uma sede da jam e como os requisitos são bastante flexíveis.

Por fim, também mostramos algumas fotos da sede de nossos colegas do Recife, pioneiros na organização deste tipo de evento. Na seção de perguntas, destacou-se o questionamento em relação ao motivo pelo qual alguém participa de uma jam. Felizmente na platéia fomos prestigiados por diversos participantes da GGJCWB 2010 e 2011, como por exemplo, o pessoal da Aduge e da SwordTales que nos ajudaram a mostrar os benefícios da jam para o desenvolvedor de jogos e para as equipes em geral.

Quero ter Jam na minha cidade / quero participar de uma Jam!

Em resumo, para quem está interessado em ser sede, acesse o site da Global Game Jam e veja o que é necessário. Na prática, o tema, o período (última semana de Janeiro – 27/1/12 a 29/1/12), e o envio do jogo no fim do evento para o site de Global Game Jam são os únicos requisitos essenciais. Por exemplo, se você não tiver a disponibilidade de ficar com sua sede aberta durante as 48 horas e precisar fechar no período noturno, não há problema se esta restrição ficar clara para todos os participantes.

Sedes e equipes não tem um número mínimo / máximo de integrantes e cada sede tem a liberdade de definir quais serão os critérios de formação de equipe e aceitação de pessoas na sede. Outro ponto importante: é claro que um espaço amplo, com acesso a Internet e conforto são os ambientes ideais para uma Jam. Mas, nada impede que você proponha como sede um espaço particular que não preencha a algum destes critérios. A organização geral da Global Game Jam verificará a viabilidade de cada sede caso a caso.

Por outro lado, se você quiser apenas participar de uma Game Jam, mande estas dicas para quem tem poder de decisão e pode ajudá-lo! Além disso, também acompanhe neste site quais são as sedes mais próximas de onde você está ou vá para o local que você mais tem simpatia. Para saber se você está apto a participar do evento, na nossa opinião, é recomendável que você já tenha tido contato com o desenvolvimento de um jogo mesmo que durante uma disciplina da faculdade ou como hobby.

Ou seja: o objetivo principal da Jam não é aprender a fazer jogos. O objetivo da Jam é fazer jogos. Não vá para a jam despreparado: você pode se decepcionar. Devemos deixar claro também que o evento não é voltado apenas para estudantes. Muito pelo contrário, profissionais da área também podem se beneficiar muito da participação na Jam.

Segue abaixo e no link (PPT) a apresentação sobre a GGJCWB 2011.

A seguir, video da mesa redonda como um todo (gentilmente cedido pelo Rodrigo, outro jammer que estava na platéia).

Apenas alguns dos links citados durante a palestra, durante as perguntas, ou em questionamentos individuais dos participantes:

Para mais detalhes sobre nossa sede, remete-se também ao relatório gerado no mês posterior à jam e à seção de perguntas mais frequentes deste site. No relatório também fazemos referência a um conjunto de videos e fotos que dão uma ideia mais exata de como é uma jam. Convidamos também a todos para conhecer os jogos gerados em 2011 e 2010 na ggjcwb!

Agradecimentos e conclusões

Um agradecimento à organização do evento, em especial para o chair da track de indústria Juliano Alves (Oniria), por abrir este espaço para que pudessemos divulgar as conquistas de nosso evento e compartilhar uma experiência que pode ser muito útil para outras Universidades, empresas e coletivos que podem dar apoio ao desenvolvedor de jogos sendo também sede da jam. Obrigado também aos jammers selecionados que responderam ao questionário que enviamos na última semana e que nos ajudou a criar a apresentação.

Ficamos muito felizes que antes e depois da mesa diversas pessoas entraram em contato muito interessadas em dicas par operacionalizar a sede em sua cidade ou região: São Paulo, Belo Horizonte, Campinas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Salvador, Uberlândia, dentre outros. Acreditamos, portanto, que o Brasil será um país de destaque em relação ao número de sedes e esperamos, consequentemente, a produção de mais e melhores jogos!

Está chegando a Global Game Jam 2012!

Lembrando: a próxima Global Game Jam já está marcada! Será do dia 27 ao dia 29 de Janeiro de 2012. Contamos com a participação de todos os desenvolvedores de jogos, os receberemos com muito carinho em Curitiba. Mas, por outro lado, também torcemos para que outras sedes espalhem o vírus da jam pelo Brasil!

Comments are closed.