Relatório da Global Game Jam Curitiba 2016
Mais de 100 projetos de jogo,
Mais de 550 participantes,
a maior sede do Brasil,
a segunda maior sede do mundo!
Esta foi a Global Game Jam Curitiba 2016!
A Global Game Jam Curitiba aconteceu na PUCPR pela sétima vez no Campus de Curitiba. Abaixo, um relatório resumido sobre este evento, compilado por Bruno Campagnolo de Paula (organizador da jam).
O que é a Global Game Jam?
A Global Game Jam (http://globalgamejam.org) é um evento mundial que aconteceu em 632 locais diferentes espalhados por 93 países e envolvendo mais de 30 mil desenvolvedores. Quase 7000 novos jogos foram produzidos!
Durante a jam, artistas, programadores, músicos, designers, estudantes, professores e desenvolvedores de jogos em geral (amadores ou profissionais) reúnem-se em locais ao redor do mundo e formam equipes de desenvolvimento. No fim do evento, após colaborarem durante cerca de 40 horas de trabalho, cada equipe terá construído um jogo diferente a partir de um tema comum a todas. O tema deste ano foi RITUAL. Qualquer tipo de jogo pode ser desenvolvido, principalmente jogos digitais e jogos de tabuleiro.
O mote do evento é PARAR DE FALAR SOBRE JOGOS E PASSAR A FAZER JOGOS. Acreditamos que o evento consegue dar esta contribuição.
O Brasil teve 48 sedes, o segundo país com mais sedes no evento.
País | Número de sedes |
United States | 150 |
Brazil | 48 |
United Kingdom | 47 |
France | 26 |
Germany | 24 |
Canada | 22 |
Finland | 22 |
Mexico | 20 |
Japan | 19 |
Spain | 17 |
Tivemos sedes de todos os tipos e tamanhos, de Universidades a Empresas, e, até mesmo, em casas e espaços de coworking. Independente do tamanho e local, todas com a mesma importância e missão: unir os desenvolvedores ao redor do objetivo comum de criar jogos. Foram organizadas sedes no país inteiro, do Acre até o Rio Grande do Sul. Incríveis 431 projetos de jogos foram postados. Estimamos, portanto, cerca de 400 jogos reais e mais de 2000 participantes na jam brasileira deste ano. Esta estimativa se dá devido à ocorrência de participantes que se inscreveram, mas não vieram ao evento.
Abaixo, uma tabela listando as sedes e locais da jam no Brasil em 2016.
Nossa sede novamente foi a maior sede do Brasil e destacou-se como a segunda maior do mundo!
Tivemos cerca de 550 participantes que participaram do evento durante esse fim de semana. Estes participantes foram distribuídos pelos 3 andares do Bloco Azul da PUCPR (Escola de Arquitetura e Design). Para ter uma ideia do ambiente, veja o video gerado na madrugada de sexta para sábado, na hora que boa parte dos participantes já estava descansando.
Nossos participantes produziram 117 projetos de jogo (estimamos em 100 jogos completos).
Algumas dos recursos deste ano em nossa sede:
- Produção personalizada de canecas, sob responsabilidade do pessoal da Enjoy Personalização;
- Dois restaurantes abertos na praça de alimentação durante a maior parte do tempo: Pizzaria Augusta e o Angra Lanches;
- Empréstimos de armários da Nilko, inclusive armário para carregamento de celulares;
- Espaço Zen para massagem terepêutica de nossos participantes, pela Otris Saúde e Bem-Estar;
- Arcades da Dream Box Arcade para jogatina livre;
Uma novidade deste evento também foi nosso Programa de Intercâmbio da Global Game Jam Curitiba, que foi aplicado para 4 estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da PUCPR. Neste programa, que esperamos repetir e ampliar nos próximos anos, inclusive a nível internacional, tivemos dois jammers veteranos de Curitiba (Charles Buss e Marcos Castro) que participaram e ajudaram na organização e capacitação da primeira sede de Toledo na Unipar. Também tivemos dois participantes na sede da Unisinos em Porto Alegre que interagiram com os jammers do evento de lá, o Victor Ullmann e o Carlos Guimarães. PARABÉNS a nossos intercambistas!!!!
Fotos e Videos do Evento
Temos um álbum no Flickr e um no Facebook, além dos álbuns compartilhados por nossos participantes e pela PUCPR.
Se quiser que seu álbum apareça nesta lista, por favor, nos avise!
Em relação aos vídeos, veja nossa PlayList do evento: https://www.youtube.com/playlist?list=PLRE_rk3IOUewrtKl_PQduxxIZvXmNuqNZ
Destacamos, principalmente, os videos gerados pelo Professor Artur Mittelbach, que capturou com primor os principais momentos do evento principalmente o início e o Play Test final.
Jogos Produzidos
Por favor, prestigie os jogos produzidos em nossa sede!!!! A maior parte está disponível para download em:
http://globalgamejam.org/2016/jam-sites/pucpr/games
Durante a jam também pedimos opcionalmente a nossos participantes que enviassem videos sobre suas equipes e jogos e videos demonstrando a versão final de seus jogos. Os link para estes videos estão disponíveis abaixo:
Durante o Play Test do evento também tivemos a votação dos jogos. Cada participante pode votar nos 3 jogos que mais gostou. Tivemos 175 participantes nessa votação. Segue uma lista dos jogos com os jogos mais votados:
Por fim, não esqueça! Os jogos também estarão disponíveis durante a Play Party da Global Game Jam! Durante esse evento, que será 30/3, 31/3 e 1/4, teremos a exposição dos jogos desenvolvidos durante a jam! Mais informações sobre esse evento em breve.
Agradecimentos, Patrocínios e Apoios
Como sempre, o evento só pode acontecer por causa do apoio irrestrito de nosso staff. OBRIGADO MESMO! Muito bom poder contar com essa galera, que se dividiu entre credenciamento, montagem do ambiente, engenharia de torre de pizza, streaming, mentoria a equipes, distribuição de avisos e até na construção de um jogo. Um agradecimento especial à Andreia Bogo Betiati, da Diretoria de Relacionamento da PUCPR, responsável por toda organização da estrutura do evento.
Pelo segundo ano tivemos um jogo construído pelo staff, com o objetivo de envolver todos os participantes do evento. Enquanto no ano passado o jogo utilizou arte das equipes, este ano a ideia foi a utilização de fotos dos jammers para inserção dentro de um jogo. Mais de 200 participantes participaram deste jogo.
Também tivemos diversos patrocínios e apoios!
Agradecemos a PUCPR, especificamente à Escola Politécnica, por seu apoio irrestrito ao evento nos últimos sete anos. Este é um dos maiores eventos de nossa escola, sempre apoiado pelo Curso de Tecnologia em Jogos Digitais. Tenho certeza que apenas na PUCPR temos um espaço adequado e comprometimento para que o evento sempre tenha a estrutura que merece e recebe.
A Global Game Jam, associação internacional que promove o evento, um agradecimento especial por organizar anualmente esse evento que acontece no mundo todo!
Este ano, a Intel Software foi nosso principal patrocinador, fornecendo todas as pizzas consumidas por nossos participantes e que foram distribuídas pela Pizzaria Augusta! Cerca de 2700 pedaços de pizza, o correspondente a 230 caixas de Pizza!!!!!
A palestra de abertura de nosso evento – Levando seus jogos para outra dimensão com o Intel® RealSense™ – foi feita por Felipe Pedroso da Intel que deu apoio a nossos participantes para que conhecessem a tecnologia da Intel.
Durante o evento, também distribuímos diversos brindes fornecidos pela Intel.
Além disso, como prêmio, foi sorteado um Intel RealSense entre as equipes que desenvolveram com ele. O estudante Matheus Dalla do curso de Design Digital recebeu este prêmio. Parabéns, Matheus!
A Unity é sempre parceira de nossos eventos, agradecemos principalmente ao Evangelista da Unity no Brasil, Jay Santos!
Além de alguns dos brindes distribuídos durante o credenciamento, a Unity também deu combustível a nossos desenvolvedores. Tanto o café da manhã reforçado, quanto o reabastecimento de garrafas de café foram fornecidos pela Unity! Foram mais de 100 litros de café nos 3 dias do evento!!!!
Uma de nossas maiores preocupações em relação a jam é que os participantes continuem com seus jogos após o fim do evento. Para dar suporte a esta questão, tivemos a presença do Google com seu representante Rogers Reichert. Foi dele a palestra de fechamento do evento:
Monetização Inteligente com AdMob e Google Analytics
Esperamos que nossos participantes continuem seus jogos e pensem com bastante atenção nesta questão da monetização. Temos certeza absoluta que muitos dos jogos produzidos tem potencial para se tornarem produtos de sucesso!!!
A Nilko sempre parceira da Global Game Jam Curitiba trouxe além dos armários tradicionais, essenciais para dar tranquilidade a nosso participante, novos armários com carregadores de celulares e portas USB. Nossos participantes utilizaram em peso os armários da Nilko.
Galera da Beenoculus, criadores do legítimo óculus de realidade virtual curitibano, em seu segundo ano consecutivo, participa da Global Game Jam Curitiba. Forneceram óculos para que as equipes pudessem testar seus jogos no dispositivo! Durante a Play Party também estarão presentes e fornecerão óculos às duas equipes que melhor conseguirem adaptar seus jogos ao dispositivo.
O fantástico Arcade da Dream Box fez muito sucesso durante nosso evento! Também estarão presentes durante nossa Play Party.
A equipe da SuperGeeks acompanhou o evento inteiro abrindo um espaço novo na Global Game Jam Curitiba: o Espaço Kids. Neste espaço, as crianças e adolescentes ficaram o tempo todo ocupados com atividades lúdicas, e, até mesmo, de programação! Diversas equipes usaram os desenhos das crianças em seus jogos e, até mesmo, um jogo foi gerado com o material criado pelas crianças que passaram por este espaço:
https://renatolima92.itch.io/bob-technomancer
A FTD Digital Arena é um ambiente imersivo de alta definição que fica dentro de nossa universidade. Nossos participantes tiveram a oportunidade de conhecê-lo durante a game jam. Além disso, o primeiro dia de nossa Play Party será lá! Assim, quem adaptar seu jogo para a Arena, terá a oportunidade de ver seu jogo funcionando neste ambiente!
Um de nossos diversificadores locais era relacionado ao uso das bases de dados abertas da Prefeitura. Embora nenhuma equipe tenha aplicado este diversificador, muitas utilizaram o diversificador global A Local Game for Local People, que estimulava o uso de jogos com nossa cidade, país ou local próximo. De qualquer maneira, estimulamos fortemente que nossos participantes participam de outros eventos similares à game jam na cidade como, por exemplo, o Hackathon Curitiba, que possui uma vibe muito parecida com nosso evento!
Próximos eventos
A Global Game Jam 2017 já tem data! Será de 20 a 22 de Janeiro de 2017. Mas, se estiver querendo participar de outras jams durante esse ano nossas dicas são:
- Service Jam Curitiba – evento mundial, similar à Global Game Jam, mas voltado para a produção de serviços que estimulem a mudança do mundo, já tem data marcada: fim de fevereiro;
- Ludum Dare – game jam que acontece 3 vezes por ano e é online;
- SPJam – game jam que acontece em São Paulo, geralmente em agosto;
- CompoHub.Net – Lista de game jams, provavelmente está desatualizado;
- IndieGameJams – Lista bastante completa e atualizada de game jams;
- Itch.io Jams – O site itch.io possui uma lista de jams promovidas dentro do site;
- Curitiba Game Jam (?) – sabemos que alguns de nossos participantes estão organizando uma game jam para o segundo semestre 🙂 Esperamos que dê certo, podem contar com todo apoio.
E, é claro! Não esqueça da Play Party da Global Game Jam Curitiba, que será nos dias 30/3, 31/3 e 1/4. Nesse evento teremos a exposição dos jogos desenvolvidos durante a Global Game Jam. Em breve, mais informações sobre esse evento.
(panorâmica do primeiro andar da Global Game Jam Curitiba 2016 por Diego Szpikula)