Aquecimento para a Global Game Jam 2011

Neste Sábado, dia 22/1, realizamos um conjunto de palestras e atividades de “aquecimento” para a Global Game Jam 2011. Leia mais sobre este encontro e faça o download do material das palestras no texto que segue.

ATUALIZAÇÃO (25/1/11): Videos das palestras estão disponíveis em: http://tinyurl.com/ggjcwbvideos11

e algumas fotos do encontro em: http://tinyurl.com/ggjcwbfotos11

Quase 40 jammers compareceram na Sala D13 do Bloco de Exatas da PUCPR. Os objetivos deste evento foram:

  • Apresentar ferramentas úteis aos jammers, que podem facilitar o desenvolvimento dos jogos durante a jam e mesmo na sua divulgação posterior;
  • Sugerir ferramentas, frameworks e engines de desenvolvimento que sejam ágeis e fáceis de trabalhar;
  • Discutir sobre técnicas de desenvolvimento e de trabalho adequadas a uma game jam;
  • Conhecer e jogar games produzidos em jams anteriores;
  • Conhecer também temas de jams anteriores;
  • Aprender dicas práticas com os participantes do ano passado e de outros eventos similares;
  • Mostrar e sugerir alguns videos relacionados ao desenvolvimento de jogos em menos de 48 horas;
  • Propor alguns desafios para você “esquentar os motores” para o evento do dia 28;
  • Sorteio de jogos e camisetas;
  • Networking em geral, conhecendo os seus pares.

Consideramos que a maior parte destes objetivos foram cumpridos. Agradecemos a isto,  principalmente, aos nossos palestrantes! Suas palestras foram recheadas de dicas úteis sobre como produzir um jogo com um tempo e tema restritos.

Nosso obrigado, também, a todos que prestigiaram este encontro, que foi feito de maneira bastante informal e voluntária, com palestras ministradas pelos próprios jammers. Mesmo assim, ficamos no aguardo de sugestões para as próximas edições e de um feedback sincero sobre o que vocês acharam que poderia ter sido diferente. Sabemos que temas como Game Design e Som também mereceriam algumas dicas ou palestras, esperamos no próximo ano sejam contemplados também!

Além das palestras, tivemos também um computador dedicado à mostra de jogos produzidos em Game Jam e eventos similares. Conhecer estes jogos deu aos participantes uma melhor noção de que tipos de jogos são possíveis de produzir em um evento como a GGJ. Neste mesmo espaço, também colocamos alguns desafios aos jammers no formato de questionamentos com os temas de jams anteriores e com os achievements da jam deste ano.

Abaixo, seguem os materiais disponibilizados e links comentados em cada palestra.

Em breve, colocaremos os videos de cada uma das palestras também.

Guia de Sobrevivência do Jammer – Bruno Campagnolo de Paula

Nesta palestra de abertura, comentei sobre o que é uma Game Jam, suas regras básicas e dei alguns conselhos sobre como se portar para ter maiores chances de sair com um jogo feito no final do evento.  Além disso, também forneci alguns links sobre eventos similares à Global Game Jam, como, por exemplo, a Ludum Dare.

Neste link, diversas versões de minha apresentação.  Para impressão, recomendo a versão JavaScript.

Além destas dicas, abri espaço a alguns dos jammers do ano passado que estavam presentes para falarem de sua experiência em relação à validade destas dicas, principalmente em relação às técnicas de brainstorming aplicadas e à divisão do tempo na jam.

Também exibi o video abaixo, a keynote da Jam de 2009, ministrada por Kyle Gabler, desenvolvedor do World of Goo. Deve-se destacar que este jogo nasceu a partir de um protótipo (Tower of Goo) desenvolvido em 7 dias no projeto Experimental Gameplay, o qual tem grande influência no formato da nossa Global Game Jam.

Chien 2D – Tutorial Básico – Paulo Vinícius Wolski Radtke

A segunda palestra do dia foi do Professor Paulo Vinícius da Universidade Federal do Paraná. Ele apresentou sua engine Chien 2D. Esta engine, iniciada como um projeto pessoal para o desenvolvimento de jogos 2D em C/C++, ficou popular devido à sua aplicação nas disciplinas de programação de jogos ministradas pelo autor.  A engine está em constante evolução e continua, inclusive, sendo aplicada no projeto de Tutoria de Jogos dos cursos de informática da PUCPR.

Diversos jogos foram desenvolvidos com a biblioteca desde 2007. Jogos finalistas do concurso de jogos independentes do SBGames (Snakeexpress, Goldberry Land, Mininave Kabum e X85) e o Aliens and Zombies, produzido na última Global Game Jam em Curitiba, por exemplo.

Abaixo:

Construct – Aduge

Em um tutorial completamente prático, foi apresentada a ferramenta Construct. Tal ferramenta, voltada à prototipação e desenvolvimento rápido de jogos é gratuita e de código-fonte aberto, e muito semelhante ao popular Game Maker. O Construct permite a construção de jogos sem precisar conhecer conceitos de programação, através de uma interface visual bastante intuitiva.

Anderson Vermonde e Bruno Bulhões, respectivamente, Chefe de Programação e Diretor Criativo da desenvolvedora de jogos curitibana Aduge Studios, foram os palestrantes.

Após apresentar os conceitos básicos do Construct e exemplificar os seus principais behaviors, um jogo de plataforma foi prototipado em menos de uma hora! Diversos elementos típicos deste gênero de jogo foram exemplificados como:

  • Movimentação;
  • Scrolling;
  • Inimigos;
  • Escore;
  • Diferentes camadas;
  • Animação de sprites;
  • Tiro.

Destaca-se, que o Construct é uma ferramenta altamente recomendável para a Game Jam, principalmente para equipes formadas mais por artistas, ou por programadores com menos experiência.

A Aduge aplicou o Construct na prática em um de seus mais recentes projetos, a versão mais atual do jogo Semblante.

Semblante foi um jogo desenvolvido no Global Game Jam 2010 usando o Game Maker.  A nova versão, criada com o Construct foi criada em 3 semanas de trabalho e enviada para o IGF, maior concurso de jogos independentes do mundo.

Não podemos deixar de comentar também que o Construct também foi utilizado pela equipe do Studio Miniboss. Este estúdio de jogos independentes paulista, formado apenas por artistas, acaba de lançar a versão beta de seu jogo Talbot’s Odyssey, desenvolvida com o Construct. Veja o game play deste jogo abaixo e não deixe de fazer o download e dar sua impressão ao pessoal da MiniBoss!

Flixel – Patrick Espake

Na segunda palestra da tarde, o analista de sistemas Patrick de Oliveira Espake apresentou a engine Flixel, voltada para o desenvolvimento de jogos em Flash.

Esta engine, criada por Adam Saltsman, nasceu durante o desenvolvimento do jogo Canabalt. É open source e gratuita e uma das principais vantagens em seu uso está em não ser necessário o uso de nenhuma ferramenta proprietária da Adobe para que se desenvolva usando o Flixel. Além disso, o Flixel é voltado para programadores, ou seja, não é preciso conhecer conceitos do Flash como timelines e keyframes e sua sintaxe é muito simples para o programador que já tem experiência com Java, JavaScript, C++ ou C#.

Patrick também apresentou sua experiência prática no uso do Flixel. Enquanto bolsista de iniciação científica  pela Divisão de Inteligência Artificial do TECPAR, foi um dos desenvolvedores do jogo Galaxis Farm. A versão beta deste jogo sério de gerenciamento de fazenda, voltado para a difusão de boas práticas agropecuárias, tem o código-fonte completo e documentado disponível em: http://code.google.com/p/galaxisfarm/

A palestra ministrada em nosso aquecimento está disponível neste link ou, diretamente no SlideShare.

Unity – Bruno Campagnolo de Paula

Fiz uma palestra sobre o Unity, engine comercial voltada para a criação de jogos 3D. Tal engine, além de permitir o desenvolvimento de jogos para Windows, Mac OSX, iPhone e Web, também permite ou permitirá a criação de jogos para video-games como o Wii, PS3, XBOX 360 e, até mesmo, para a plataforma Android.

Embora o Unity esteja mais apto à criação de jogos 3d, nada impede a criação de jogos que simulem um ambiente 2d (“2d e meio”). Um exemplo deste tipo de jogo é o Corrida do Ouro, desenvolvido pela equipe da PUCPR que ficou em segundo lugar na competição Brasil Game Jam e foi um dos jogos mais apreciados na mostra de games de nosso aquecimento.

Download da palestra sobre Unity no link.

Integração Unity e Blender – Mauricio Martins da Cunha

Além do tema explanado, que complementa a palestra anterior e apresenta dicas práticas de um desenvolvedor bastante experiente tanto com o Unity quanto com a ferramenta de modelagem Blender, Mauricio Cunha, aluno do curso de Sistemas de Informação da PUCPR, também mostrou seu jogo Billy Oposto.

Este jogo está sendo desenvolvido  por ele a cerca de 3 anos e o Mauricio assume todos os papeis em sua criação: além de ter criado toda a história, arte, design de níveis, ele também está fazendo toda a programação e Inteligência Artificial!

Mauricio também mantém um blog destinado, principalmente, ao desenvolvimento de seu jogo, no qual apresenta de maneira bastante detalhada todos os desafios que enfrenta em seu desenvolvimento. Seu blog é recheado de macetes do Unity que não são encontrados na documentação da ferramenta.

Faça o download desta palestra no link.

Ferramentas

Conduzi também uma rápida discussão sobre ferramentas úteis para  usar durante a Game Jam. Listei algumas ferramentas de captura de tela, som e galerias de recursos que conheço. É uma lista pequena, só com as ferramentas que conheço. Felizmente, outros jammers também deram contribuições para esta lista.

Coloquei estas ferramentas em uma página a parte. Ficamos no aguardo de mais sugestões!

XNA – Vinícius Godoy de Mendonça

O Professor Vinícius, além de criador do Portal PontoV, e professor dos cursos de jogos da PUCPR, é um desenvolvedor experiente em diversas ferramentas.

Em sua palestra, escolheu apresentar como sugestão de ferramenta para uso na jam, o XNA. Este framework, desenvolvido pela Microsoft, permite a criação de jogos 2D e 3D tanto para PC, quanto para XBOX 360, Zune e Windows Phone 7. Uma de suas principais vantagens é a facilidade em publicar os jogos desenvolvidos em XNA na rede XBox Live.

Além de explicar sobre o XNA, Vinícius também falou um pouco sobre o mercado de jogos em sua palestra, cujo download pode ser feito neste link.

O Prof. Vinícius também merece um agradecimento especial devido ao suporte que deu durante o evento!

Desafios para os jammers e sorteio!

Fora da sala onde a jam acontecia, colocamos alguns desafios para os jammers. Estes desafios incorporavam temas das jams passadas, os achievements da jam atual e algumas curiosidades sobre jogos criados em jams.

Como um estímulo para que você pense um pouco nestes desafios e como um exercício leve de preparação para a Jam propomos o seguinte: envie até terça-feira (25/1), às 23:59h, um email (brunodepaula arroba gmail ponto com), respondendo algum destes desafios. Cada email recebido vale uma chance para ganhar uma licença destes 3 jogos. Este sorteio é exclusivo aos participantes aprovados da Global Game Jam em Curitiba.

É isso, acredito que todos estejam ansiosos pela jam na próxima sexta! Por favor, não deixe de entrar em contato para qualquer dúvida ou esclarecimento.

Comments are closed.