Notícias Global Game Jam!

Enquanto estamos na espera da Global Game Jam 2013, que está confirmadíssima para a última semana de Janeiro de 2013 (25 a 27 de Janeiro), seguem algumas novidades relacionadas à Global Game Jam 2012!

1) Nossa Play Party do dia 28/2/2012 foi um sucesso! Neste evento, colocamos diversas máquinas para que as pessoas pudessem jogar os jogos desenvolvidos tanto na jam de Curitiba, quanto nas outras sedes do país e alguns jogos selecionados de outras sedes do mundo.

Ficamos das 19h às 22:30h e contamos com a presença de centenas de alunos da PUCPR que passaram pelo local, jammers e curiosos! Um obrigado muito especial a todos os jammers que puderam comparecer e que tiveram a oportunidade de mostrar seus jogos ao público em geral.

Abaixo, videos com uma visão geral de nossa Play Party:


Não esqueça! Os jogos da jam de todas as sedes estão disponíveis para download no site da Global Game Jam.

2) A Global Game Jam está tentando a inclusão no Livro Guinness de Recordes como a maior Game Jam no mundo! Fiquemos na torcida!

3) A sede de Curitiba foi a única sede brasileira representada na reunião dos organizadores de sede da Global Game Jam que aconteceu durante a GDC. A GDC é o maior e mais tradicional encontro de profissionais da indústria de jogos do mundo e acontece anualmente em San Francisco.

Durante este encontro, discutimos o futuro da jam e trocamos experiências com os outros organizadores de sede. O que impressiona são os diferentes perfis de organizadores: desde pessoas a vários anos na indústria, passando por estudantes e professores e muitos representantes de empresas e coletivos de desenvolvedores de jogos independentes. Esperamos que a jam permita nas suas próximas edições uma maior integração entre as diferentes sedes.

Por fim, o organizador da jam de Curitiba também foi entrevistado pelo documentário Game Jam – The Documentary, que está tentando documentar a cultura relacionada a eventos como a GGJ e similares, e queria saber como é a jam em nossa sede. Desejamos bastante sucesso a este projeto, tão relevante para divulgar ao grande público e mesmo aos desenvolvedores de jogos em geral! Também esperamos conseguir trazer as filmagens deste filme para algum evento em nossa cidade.

(Agradeço à PUCPR e ao TECPAR pelo apoio na viagem para a GDC!)

4) A Ludum Dare é um evento periódico voltado ao desenvolvimento de jogos durante um fim de semana. Já acontece a 10 anos e está em sua vigésima segunda edição. Neste fim de semana (20, 21 e 22 / abril) acontece pela 23a vez. De maneira similar à Global Game Jam, os jogos da Ludum Dare devem obedecer a um tema. Diferente da GGJ, a Ludum Dare é um evento online, ou seja, você pode participar de sua casa.

Na última Ludum Dare, foram produzidos 891 jogos. A Ludum Dare é dividida em 2 categorias: COMPO e JAM. A compo é uma competição individual que dura 48 horas e após a entrega do jogo os participantes tem 3 semanas para jogar e votar nos jogos de seus pares. O vencedor da Ludum Dare 22, inclusive, foi um brasileiro: o Santo do Studio Miniboss. A jam é um pouco menos rígida, e você tem 72 horas para finalizar seu jogo e pode trabalhar em equipes.

Para aqueles que estão com saudades do ritmo de uma game jam, recomendamos fortemente a participação na Ludum Dare! E, durante este fim de semana, a IGDA Curitiba está organizando um encontro para aqueles que desejarem se encontrar para participar da jam. IMPORTANTE: você pode participar da Ludum Dare de sua casa e local que preferir. O encontro é só um estímulo para que a comunidade de Curitiba e região se encontre com o objetivo de desenvolver jogos.

Mais informações no link:

http://www.igdacuritiba.org/1encontroludumdare23/

 

 

 

 

 

Comments are closed.