Aquecimento para a Global Game Jam 2012

Neste Sábado, dia 21/1, realizamos um conjunto de palestras e atividades de “aquecimento” para a Global Game Jam 2012.

Similar ao aquecimento que fizemos no ano passado, os objetivos deste evento foram:

  • Apresentar ferramentas úteis aos jammers, que podem facilitar o desenvolvimento dos jogos durante a jam e mesmo na sua divulgação posterior;
  • Sugerir ferramentas, frameworks e engines de desenvolvimento que sejam ágeis e fáceis de trabalhar;
  • Discutir sobre técnicas de desenvolvimento e de trabalho adequadas a uma game jam;
  • Conhecer e jogar games produzidos em jams anteriores;
  • Conhecer também temas de jams anteriores;
  • Aprender dicas práticas com os participantes do ano passado e de outros eventos similares;
  • Mostrar e sugerir alguns videos relacionados ao desenvolvimento de jogos em menos de 48 horas;
  • Propor alguns desafios para você “esquentar os motores” para o evento do dia 27;
  • Sorteio de camisetas;
  • Networking em geral, conhecendo os seus pares.

53 jammers participaram deste encontro. Agradecemos bastante aos participantes, mas um agradecimento especial a todos os nossos palestrantes. De maneira bastante prática, apresentaram dicas já testadas sobre como produzir um jogo voltado a um evento como a Global Game Jam. Este ano também tivemos palestras sobre som, game design e ilustração, tópicos que haviam faltado no ano anterior.

Além das palestras, tivemos também um computador dedicado à mostra de jogos produzidos em Game Jam e eventos similares. Conhecer estes jogos deu aos participantes uma melhor noção de que tipos de jogos são possíveis de produzir em um evento como a GGJ.

Recomenda-se fortemente que antes de participar de uma game jam você conheça jogos que foram desenvolvidos em jams e similares:

Neste mesmo espaço, também colocamos alguns desafios aos jammers no formato de questionamentos com os temas de jams anteriores e com os achievements da jam do ano anterior. Os jogos das global

Os “achievements” da jam deste ano só foram disponibilizados no Domingo, após o aquecimento. Enviaremos email específico aos jammers sobre este assunto.

Abaixo, seguem os materiais disponibilizados e referências comentadas em cada palestra.

Guia de sobrevivência do Jammer – Bruno Campagnolo de Paula

Comecei comentando o que é uma Game Jam, as regras básicas de nossa game jam e dei alguns conselhos para aumentar suas chances de sucesso na Global Game Jam.

Também fiz uma lista de algumas ferramentas que podem ser úteis durante o processo, como, por exemplo, o Chronolapse, útil para a geração de videos da tela de seu computador.

Segue e apresentação relacionada à palestra e o video abaixo.


Em complemento a este video, também recomendo que você assista à keynote de 2009 da Global Game Jam, ministrada por Kyle Gabler, desenvolvedor do World of Goo. Deve-se destacar que este jogo nasceu a partir de um protótipo (Tower of Goo) desenvolvido em 7 dias no projeto Experimental Gameplay, o qual tem grande influência no formato da nossa Global Game Jam.

Outros dois videos com dicas para os iniciantes em jams seguem abaixo. São apresentados por um dos administradores da jam, Ian Schreiber. Um deles é voltado aos jogos digitais e o outro aos jogos de tabuleiro. Lembre-se: a Global Game Jam aceita qualquer tipo de jogo, incluindo jogos de tabuleiro e jogos que envolvam algum tipo de interação física.

Uma última sugestão de material com dicas os jammers iniciantes foi enviada pelo Rodrigo Braz Monteiro. No encontro dos colegas sede de Balneário Camburiú da Global Game Jam ele fez uma apresentação com dicas na visão de um jammer especialista como ele, que já participou de 2 jams atuando na programação de jogos muito marcantes. Excelente apresentação, vale a leitura, no link.

Métodos criativos para a criação de conceitos de jogos – Artur Mittelbach

O Professor da PUCPR e especialista em game design falou, principalmente, sobre o Processo de criação de um jogo na perspectiva do designer. Artur deu muitas dicas práticas para a criação de conceitos de jogos e o processo envolvido. A imagem principal de sua palestra e o video de sua apresentação seguem abaixo. Artur também disponibilizou sua apresentação completa.


 Ferramentas de áudio – Herlygenes Pinto

Com dicas para os iniciantes em sound design, Herlygenes (o Sujeito do Som), sugere softwares, galerias de samples e faz uma apresentação prática usando os softwares Sony ACID XPress e Audacity. Para mais detalhes sobre sua apresentação, leia o guia completo que o Herly colocou em seu site. Agradecemos também a loja Zero.db pelo apoio durante a apresentação. Vídeo abaixo.

 Ferramentas de prototipação – Anderson Vermonde

O chefe de programação da Aduge comenta sobre diversas ferramentas de prototipação rápida bastante adequadas para uso durante a Global Game Jam:

Embora cada uma destas ferramentas tenha algumas diferenças, a filosofia é a mesma: conseguir prototipar rapidamente um jogo e o uso de linguagens de programação e scripts acessíveis ao programador iniciante. No video abaixo, Vermonde demonstra principalmente o GameMaker e o Construct.

Deve-se destacar que a Yoyo Games, criadora do Game Maker é uma das patrocinadoras da Global Game Jam e tem uma promoção especial exclusiva aos jammers!

Flixel – Tácio Mendes

Tácio está fazendo seu projeto final da pós usando esta biblioteca. Esta biblioteca, criada por Adam Saltsman, nasceu durante o desenvolvimento do jogo Canabalt. É open source e gratuita e uma das principais vantagens em seu uso está em não ser necessário o uso de nenhuma ferramenta proprietária da Adobe para que se desenvolva usando o Flixel. Além disso, o Flixel é voltado para programadores, ou seja, não é preciso conhecer conceitos do Flash como timelines e keyframes e sua sintaxe é muito simples para o programador que já tem experiência com Java, JavaScript, C++ ou C#.

Tácio gerou um “Kit de Sobrevivência para o Flixel”, contendo sua apresentação, diversos exemplos muito bem comentados e um guia rápido da ferramenta:

Stencyl – Adriano Del Vigna

Aproveitando o gancho das duas palestras anteriores, Adriano apresenta em mais detalhes a ferramenta Stencyl. Ela permite a geração rápida de jogos para web e iOs (iPhone, iPad, etc), sem precisar de codificação. O Stencyl é baseado no Flixel e na biblioteca de física Box2d e destaca-se por um interessante modelo de download e adaptação de componentes de jogo dentro da própria ferramenta. Abaixo, após explicar a ferramenta, Adriano prototipa rapidamente um jogo de nave.

O Adriano também sugere alguns links para tutoriais em Stencyl:

Unity – Douglas Barcelos e Gustavo Dort

Após o almoço, Douglas Barcelos e Gustavo Dort exploraram a engine para jogos 3d Unity. Enquanto profissionais bastante experientes na ferramenta, não se limitaram aos seus aspectos técnicos, mas também mostraram exemplos de jogos gerados em jams usando esta ferramenta (download de sua apresentação).

Destaca-se que a Unity também patrocina a Global Game Jam, fornecendo um conjunto de licenças pro para uso durante o evento. Cometi um erro quando durante a palestra do Douglas e do Gustavo comentei que a Unity não estava patrocinando a jam.

No fim da palestra do Douglas e do Gustavo, pedi um espaço para um agradecimento especial a um de nossos patrocinadores, a Brass Monkey. Eles tem um interessante software que permite a construção de jogos usando o iPhone como controle em um computador tradicional. Este sistema possui um SDK tanto em JavaScript quanto em Unity bem fácil de integrar com seu jogo, permitindo, por exemplo, a manipulação do jogo pelo acelerômetro do celular.

 

 Ilustração e animação – Laqua

O cartunista, animador e professor Laqua apresentou  sua palestra diversos princípios básicos de ilustração e animação. Também sugeriu diversos livros e referências que podem ser úteis na Game Jam.

      

Sugere-se também que se assista às video aulas do canal do Laqua no YouTube para uma referência prática de técnicas de ilustração, animação e modelagem tanto em 2d quanto em 3d. Segue abaixo o video da apresentação do Laqua.

 

Paint Tool Sai, AnimeStudio e Rotoscopia – Maurício Perin

O Diretor de Artes Visuais da Aduge apresenta as ferramentas Paint tool Sai e AnimeStudio. Perin também comenta sobre uma técnica que utilizaram na primeira game jam que participaram: a técnica de rotoscopia usada na construção do jogo Semblante. Abaixo o video da apresentação e o link para download.

Extra! Captura de movimentos usando o Kinect – Marlus e Murilo Cadanus da Costa

Infelizmente, a última palestra que foi planejada para o aquecimento foi cancelada devido a questões técnicas.

Mesmo assim, os desenvolvedores Marlus e Murilo da Winterlabs, geraram um conjunto de videos bastante didático sobre a técnica que usa o software iPi Soft e dois Kinects. Durante a game jam teremos uma sala montada com este sistema para testar esta técnica e verificar sua viabilidade durante a jam.

Comments are closed.