Aquecimento para a Global Game Jam 2013
No dia 19/1/2013, realizamos um conjunto de palestras e atividades de “aquecimento” para a Global Game Jam 2013.
Similar ao aquecimento do ano passado e do ano retrasado, os objetivos deste evento foram:
- Apresentar ferramentas úteis aos jammers, que podem facilitar o desenvolvimento dos jogos durante a jam e mesmo na sua divulgação posterior;
- Sugerir ferramentas, frameworks e engines de desenvolvimento que sejam ágeis e fáceis de trabalhar;
- Discutir sobre técnicas de desenvolvimento e de trabalho adequadas a uma game jam;
- Conhecer e jogar games produzidos em jams anteriores;
- Conhecer também temas de jams anteriores;
- Aprender dicas práticas com os participantes do ano passado e de outros eventos similares;
- Sugerir alguns videos relacionados ao desenvolvimento de jogos em menos de 48 horas;
- Propor alguns desafios para você “esquentar os motores” para o evento do dia 25;
- Networking em geral, conhecendo os seus pares.
Um pouco mais de 60 jammers participaram deste encontro. Muito obrigado a todos que participaram, palestraram e contribuiram com este evento! Um obrigado especial aos voluntários que chegaram antes do início do evento para ajudar a organizar o ambiente.
Dividimos o ambiente em 2 partes: a primeira dedicada às palestras e um ambiente voltado à sociabilização entre os participantes e no qual tiveram acesso à jogos produzidos durante a Global Game Jam do ano passado de nossa sede, das demais sedes no Brasil e de algumas outras sedes do mundo. Todos estes jogos estão disponíveis no site da Global Game Jam:
Neste mesmo local, foram colocados nas paredes alguns desafios aos jammers. Segue o link para o arquivo com estes Desafios. Também estavam disponíveis os achievements (restrições opcionais da jam) nos anos anteriores.
Abaixo, os materiais disponibilizados e referências comentadas em cada palestra.
Guia de Sobrevivência do Jammer – Bruno Campagnolo de Paula
- Apresentação associada;
- Principais links comentados:
Algumas ferramentas também foram sugeridas por nossos jammers durante o evento e na comunidade do Facebook (obrigado, principalmente, Davi Santos e Marcos Koga). Se tiver mais ferramentas para sugerir, não deixe de entrar em contato!
(Há mais algumas ferramentas sugeridas pelo Davi no grupo do Facebook, veja lá também!)
- Ferramentas de Timelapse:
- Ferramentas para som:
- Ferramentas para imagem:
- Paint.Net;
- Gimp;
- GraphicsGale;
- Inkscape;
- Pyxel;
- Spriter;
- SpriteFont;
- Photoshop.
- Gerador de modelos humanos:
- Editores de mapa:
- Galerias de imagens, sons, etc:
- Geradores de jogos para gêneros específicos:
- Ferramentas gerais de geração de jogos:
Videos sugeridos:
Demonstrativo de jogo desenvolvido durante uma jam – Davi A. Q. Santos
Game Maker – Ráfagan Abreu
FastGUI – Bruno Mikoski
RageTools e PlayMaker – Breno Azevedo
Corona SDK e Corona SVG Level Builder – Alfred Reinold Baudisch
- Corona SDK;
- Observe que o Corona é um dos patrocinadores da Global Game Jam e está com uma promoção para quem for usar Corona no evento;
- Corona SVG Level Builder;
Dicas de ferramentas diversas – Bruno Campagnolo de Paula
Construct 2 – Anderson Vermonde
Mixamo – Davi A. Q. Santos
Game Design: Dicas, Truques e Quebra-galhos e Jogos de Tabuleiro na GGJ – Artur Mittelbach