Relatório da Primeira Virada do Jogo PUCPR – Minijam – 21/8 (22h) a 22/8 (10h)

Na última semana foi realizada na PUCPR o Fórum de Carreiras 2013 (http://forumdecarreiras.pucpr.br/). Este evento teve como objetivo auxiliar aos Universitários na busca de uma colocação profissional, reunindo mais de 40 empresas nacionais e multinacionais ofertando estágios, empregos e programas de treinee.

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Para divulgar em escala simulada e reduzida como são as atividades associadas à criação de jogos realizamos uma game jam durante este fórum com o completo apoio da equipe do PUC Talentos. Este desafio foi realizado de maneira ininterrupta das 22h do dia 21/8 (quarta), até as 10h do dia 22/8 (quinta). Durante esta maratona, 18 desenvolvedores de jogos passaram a madrugada divididos em equipes semi-confinadas em um aquário de vidro desenvolvendo jogos baseados no tema visual do Fórum: TANGRAM. Foi mais uma tentativa de teste de modelos de jam de menor tempo, parecida com a minijam que foi organizada em março.

 

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Este evento não está relacionado de maneira oficial à Global Game Jam, mas serviu como um estímulo à participação no evento de Janeiro, pois foi modelado de maneira similar à GGJ. Por ter sido realizado em um aquário de vidro no centro do Fórum de Carreiras, a Virada do Jogo também foi útil para mostrar ao público em geral o trabalho real do desenvolvedor de jogos. Algumas fotos na seqüência. Todas as fotos estão disponíveis no Flickr em: http://flic.kr/s/aHsjHFR1ZK

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Playlist dos videos do evento:

Abaixo, um relatório geral do evento e do resultado de cada equipe.

Equipe 1 – Seven Pieces of Life

Esta equipe, formada por alunos do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, desenvolveu um jogo usando a ferramenta Construct 2. O time teve como integrantes:

  • Irwing Medeiros – design e programação;
  • Eduardo Gasperin – design e programação;
  • Lucas Ventura – design e programação;

Além disso, o suporte de música e efeitos sonoros foi feito por Mariana Abad, Alexandre Neto e Alexandre Santos.

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Segundo os autores: “O jogo Seven Pieces of Life, busca representar a experiencia de enfrentar o câncer ou outra doença que precise um tratamento pesado e longo. O jogo de uma forma psicológica mostra como é difícil iniciar este caminho além de mensagens que não só dão dicas ao jogador mas também podem ser relacionados a vida. O jogo foi criado a partir do tema “Tangram” jogo que envolve 7 peças, relacionamos isso com as peças que o jogador necessita achar durante o game. Cada peça há um palavra motivacional ou um critério que um paciente precisa adquirir para enfrentar tudo o que está acontecendo.

A seguir, entrevistas realizadas com os autores em diferentes estágios do desenvolvimento e a apresentação final do jogo.


O jogo está disponível para download nos links:

http://www.ggjcwb.com/wp-content/uploads/2013/08/sevenpiecesoflife.zip
http://bit.ly/179r8yx

Se quiser ter uma visão geral do processo de desenvolvimento da equipe, assista ao Timelapse abaixo, com as capturas de tela e webcam dos computadores usados no desenvolvimento:

Equipe 2 – Tangram Destroyer

Mais um time formado por alunos do curso do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais: Julio Sabim, Ricardo Striffler e Rafael Salazar. A ferramenta escolhida pela equipe foi o UDK.

A equipe não disponibilizou o jogo completo devido à restrições da ferramenta, mas segue um video que demonstra o resultado e o demo implementado:

Abaixo, as entrevistas e a apresentação final do jogo.



Também foi gerado um timelapse do trabalho desta equipe:

 

 Equipe 3 – YATAG

Uma equipe de formação mista, com dois alunos da Pós-graduação em Programação de Jogos Digitais (Elison Rissato e Eric Onuki) e um aluno do curso de graduação em Design Digital (Emerson Rissato). Mais do que a geração do jogo, o objetivo desta equipe foi a organização de uma engine para celulares Android para utilização futura em jams (principalmente a Ludum Dare do último fim de semana) e projetos individuais.

A equipe disponibilizou um arquivo .APK, que permite que o jogo seja testado em dispositivos Android desbloqueados. Faça o download neste link.


 Equipe 4 – Seven Pieces

Outra equipe formada por alunos do curso de Tecnologia de Jogos Digitais. Também usou o Construct 2 para o desenvolvimento de seu jogo: Seven Pieces.

Desenvolvido em Construct 2 pelos estudantes: André Traleski, Charlie Yuri Dorneles Ferreira e Eduardo Prado.

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O projeto do jogo em Construct 2 (precisa da ferramenta para poder executar) está disponível no link.

Videos de entrevista, apresentação do jogo e timelapse:



 

Equipe 5 – Jumping Bird

Jumping Bird foi um jogo desenvolvido por equipe formada pelos alunos do curso de Sistemas de Informação: Ivan Felix Miranda, Handressa dos Santos Lula e Gabriel Graeff. A ferramenta utilizada foi o Game Maker Studio.

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O jogo está disponível em:

http://www.ggjcwb.com/wp-content/uploads/2013/08/Jumping-Bird.rar

Seu processo de desenvolvimento no formato de timelapse pode ser visto em:

Abaixo, entrevistas com os desenvolvedores e a apresentação final.


Equipe de música

Um agradecimento super especial a esta equipe! Formada pelos estudantes do curso de Música da PUCPR, esta equipe deu suporte a algumas das demais equipes em relação à música e efeitos sonoros. Foi uma iniciativa da própria equipe, agradecemos muito este apoio! Os integrantes desta equipe:

  • Mariana Abad;
  • Alexandre Neto;
  • Alexandre Santos.


 

Resultados

Esperamos que os participantes tenham gostado da experiência, imersos durante 12 horas em um ambiente de desenvolvimento de jogos! É claro que para a criação de um jogo completo e publicável é necessário muito mais tempo de dedicação, principalmente no acabamento. Mesmo assim, uma minijam como esta demonstra quais são as habilidades envolvidas neste processo. Além disso, uma minijam também é um exercício interessante de integração entre equipes e de experimentação geral podendo servir de pontapé inicial ao desenvolvimento de um jogo maior.

Agradecemos a todos os participantes! No fim da jam fizemos uma rápida votação de quais jogos cada participante havia gostado mais. Deve-se deixar claro que não há uma premiação. O grande prêmio de cada um foi um novo trabalho em seu portfolio. PARABÉNS a todos! O resultado:

  • Equipe 5 – Jumping Bird – 12 votos
  • Equipe 1 – Seven Pieces of Life – 8 votos
  • Equipe 2 – Tangram Destroyer – 4 votos
  • Equipe 4 – The Seven Pieces –  5 votos
  • Equipe 3 – Yatag –  3 votos

Por fim, este evento também serviu como prévia para a Global Game Jam! A GGJ já está marcada e acontecerá na última semana de Janeiro, de 24 a 26 de janeiro de 2013. Convidamos a TODOS os interessados a participar do evento. A sede de Curitiba, em 2013, foi a maior sede do mundo da ggj. Em 2014, esperamos repetir o sucesso. Será a quinta vez que hospedaremos o evento e teremos novamente espaço para desenvolvedores de jogos de todos os tipos e níveis de experiência! As inscrições serão abertas em meados de Outubro. Fique de olho neste site (http://ggjcwb.com) ou no Twitter (http://twitter.com/ggjpucpr).

 

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E, não esqueça:a Global Game Jam não é a única jam que você pode participar! Dezenas de outras jams acontecem tanto de maneira presencial (como a Virada e a GGJ) quanto à distância. Uma das principais é a Ludum Dare, que acontece algumas vezes durante o ano. A última edição foi neste último fim de semana (23 a 26/agosto). A próxima será em Novembro.

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Mesmo sendo um evento à distância, muitos participantes preferem fazer encontros presenciais para a jam da Ludum Dare. Por exemplo, nossos alunos das turmas da Pós em Jogos em arte e programação (e alguns amigos) aproveitaram a última Ludum Dare para se integrarem enquanto equipes e inserirem um novo jogo em seus portfolios. Veja exemplos de jogos gerados pelas equipes (e prestigie seus trabalhos também), os quais demonstram o que é possível fazer à distância em uma jam de maior duração:

  • Grab the Fat Guy: Andre Mariano, Luziana Souza, Patricia Leite, Wagner Chrissante;
  • Sudden Death: Elison Rissatto, Giancarlo Mendes, Daniel Diehl;
  • Phosphorus: Fernando Scaff Moura, Fernando Perazzoli, Victor Scaff Moura, Diego Cardoso, Mauro Leandro Pasqual;
  • Black Holy Shit: Enzo Augusto Marchirato, Agonso Henrique Ferreira Cunha, Jonatan Cordeiro, Jonattan Debur;
  • 10” to Tokusatsu: Gustavo Jucoski Fernandes, Aretusa Nadu, Marcos Tadeu Melco, Adriano da Silveira;
  • 10sShmup: Rafael Lagos;
  • Precious10: Rafael Chriscolo, Victor Giménez, Gabriel Rocha, Rodrigo Bozza.

 

 

 

 

 

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